viva leve vida imperfeita usenatureza

Lidar com isso garante qualidade de vida

Quem nunca correu atrás do que não dá para alcançar? Queremos ter o corpo perfeito, a casa perfeita, a família perfeita, a rotina perfeita… E mesmo chegar o mais perto possível disso dá a frustrante sensação de insuficiência. Mas há um lado positivo em tudo isso.

O consenso é de que as falhas fazem parte da nossa experiência. Ainda melhor, o fato da vida ter defeitos também traz benefícios. Então venha com a gente ver porque a vida é imperfeita (e o porquê disso ser interessante).

Será que existe perfeição? 

Ter uma vida ideal é o maior desejo de quase todo mundo. Mas será que isso é plausível? “Como todos sabemos bem, a perfeição não é possível no grande esquema da vida. Não importa o quão maravilhosa, feliz, ou pacífica sua vida é, nunca vai ser perfeita. NUNCA”, revela Bruno de Souza, especialista em minimalismo e criador do Minimus Life.

Opinião essa que é compartilhada com cientistas e intelectuais. Basta ver a famosa frase do físico Stephen Hawking em Into the Universe: “Uma das regras básicas do universo é que nada é perfeito. perfeição simplesmente não existe. Sem imperfeição, nem você nem eu existiríamos”.

Por que buscamos a perfeição? 

Mesmo com todos os indícios de que a imperfeição não é apenas a única possibilidade, mas que também pode ser benéfica, existe uma busca que não cessa pelo insuperável. Mas por que corremos atrás com tanto vigor de algo que é impossível?

“Pessoas que buscam perfeição geralmente pensam em termos de tudo ou nada como, por exemplo, ‘ou algo é bom ou é ruim’, ‘se não é perfeito é imperfeito’ ou ‘se não é inteligente então é incompetente’, elas possuem dificuldade para relativizar as situações, e assim ficam limitadas em suas escolhas”, explica a terapeuta cognitivo-comportamental Juliana Faustino.

Ela ainda complementa: “precisamos aprender a ser flexíveis, a caminhar entre os diferentes níveis do continuum da vida, precisamos entender que dar 70% ou 80% do nosso melhor pode ser uma grande conquista, precisamos compreender que não estar no 100% não significa estar no 0%”.

Ou seja, buscamos o que não podemos ter porque aprendemos que a vida é feita apenas de extremos, sem perceber que a imperfeição não tem absolutamente nada de ruim.

As vantagens da vida imperfeita

Lidar com o fato consumado de que nem tudo é perfeito permite toda uma série de benefícios. Aceitar as falhas, os defeitos, os erros e os desvios faz parte de ter mais qualidade de vida. Uma vivência completa pede que possamos conviver com os defeitos.

Mas não apenas isso, entender que o impecável é também inalcançável tem efeitos positivos para a saúde mental. Internalizar a imperfeição como parte da existência significa encontrar mais coisas boas, como:

  • ✅ Liberdade
  • ✅ Quebra na ansiedade
  • ✅ Relaxamento
  • ✅ Aceitar as limitações
  • ✅ Tranquilidade
  • ✅ Leveza
  • ✅ Encontrar a beleza da jornada
  • ✅ Conexão
  • ✅ Diversão

– 

Como você pode ver, felizmente a vida é imperfeita mesmo — e tudo bem. Experimente buscar o essencial com mais conforto e venha com a USENATUREZA se inspirar com tudo isso!

Gostou do conteúdo e quer receber nossos artigos? Então não esqueça de se cadastrar na nossa newsletter.

Compartilhe a natureza!