O pH é uma medida da concentração de íons de hidrogênio no corpo. A escala é 1 a 14 e 7 é considerada como o ponto de neutralidade. Se o valor for inferior a esse número, o pH é ácido. Se for superior, o pH é alcalino. Ele pode ser medido na saliva ou urina. No pH alcalinho vírus e fungos não podem se reproduzir . O estresse da vida diária também é acidificante, além dos produtos químicos liberados pelos produtos que usamos diariamente.
O excesso de acidez pode causar indigestão, náuseas, distensão abdominal, refluxo, doença cardíaca, resfriados, asma, bronquite, dor óssea, rigidez e inchaço das articulações resultantes de excesso de ácido que danifica a cartilagem, lesões superficiais, tais como erupções, fraqueza física, mental e emocional, pedras nos rins podem formar quando o corpo é forçado a tomar sais minerais alcalinos dos ossos para equilibrar o pH com muita freqüência.
Dicas para equilibrar seu pH
– Escolha alimentos orgânicos para evitar pesticidas, produtos químicos e outros contaminantes.
– Consuma alimentos alcalinos. Como frutas e vegetais, especialmente verdes.
– Ao preparar as suas refeições, tente combinar alimentos ácidos com alcalinos. Por exemplo, se você está comendo carne, acompanhe-a com uma salada de legumes alcalinizantes, tais como espinafre, abacate, repolho, alface, tomate e rúcula.
– Apesar de seu gosto amargo, limão é altamente alcalinizante.
– Minimize o consumo de carne (em todas as suas variedades), e os açúcares do leite e farinhas refinadas.
– Tente beber muita água durante todo o dia para limpar seu corpo e eliminar toxinas.
– O stress é um fator que pode afetar isso. Tente mantê-lo sob controle.
– Escolha opções naturais de produtos de limpeza, como citrus, vinagre ou bicarbonato de sódio. Também escolha produtos de beleza e produtos de cuidados pessoais que naturais.