Quem nunca se deitou exausta e com uma enorme sensação de “que dia complicado”? Pois é, às vezes parece que as 24 horas não são o suficiente para realizar tudo. Sendo assim, algumas rotinas para simplificar o dia a dia podem vir muito bem a calhar.

Hoje você vai descobrir que atitudes pequenas e rápidas podem ser mais que o suficiente para aliviar a carga presente. Confira conosco o que fazer para tornar o seu dia um pouco mais descomplicado.

Como a organização pode ajudar

“O hábito de fazer uma coisa sempre do mesmo modo e pode, aliás, deve ser usada a nosso favor”, conta Cláudia Ganhão, especialista em desenvolvimento pessoal. “Por isso mesmo, se adotarmos as rotinas certas estas podem ser ferramentas extraordinárias para facilitar e simplificar o nosso dia a dia e consequentemente toda a nossa vida”, ainda acrescenta.

Mas as vantagens não param por aí. “Quando você cria um planejamento, fica mais fácil priorizar as tarefas e estimular quanto tempo é possível gastar em cada uma delas. Outra vantagem é que você consegue diminuir as chances de atraso, e até mesmo de esquecimento de atividades”, conta o empresário e especialista em carreiras Renato Dip.

Claro, é praticamente impossível planejar tudo e imprevistos realmente acontecem. Por outro lado, quando há algumas tarefas diárias bem estabelecidas, até mesmo lidar com o inesperado fica mais fácil.

Como criar rotinas que simplificam o dia

Com alguns passos fáceis, é possível descomplicar o dia inteiro. Veja quais são as dicas para você fazer isso também:

1. Crie listas

Tomar uma parte da manhã para pensar no que precisa ser feito é um ponto crucial. Colocar isso no papel ainda ajuda que nada seja esquecido e facilita a organização de quando fazer cada coisa. Uma boa ideia é, inclusive, definir de 3 a 5 tarefas como as mais importantes do dia. Assim, é mais fácil dar prioridade ao que realmente importa.

2. Regra do 2 minutos

Essa é uma dica de ouro da própria Cláudia Ganhão. “Tudo o que demora menos de 2 minutos devemos fazer logo!”. Dessa forma, as coisas pequenas não se acumulam e deixam de atrapalhar o restante do dia.

3. Foque nos períodos mais críticos do dia

Algumas horas do dia podem ser mais exigentes do que outras, concentrando mais tarefas que precisam ser feitas naquele exato momento. Podem ser as primeiras horas da manhã, o horário do almoço ou o final da tarde, por exemplo.

Então é bom ter atenção a esses horários, limpar tudo o que for menos importante desse espaço e manter o foco para conseguir se equilibrar.

4. Arrumar diariamente

Criar um esquema de organização é um jeito incrível de evitar o acúmulo de tarefas. Arrumar a cama todo dia, lavar a louça enquanto cozinha, guardar as roupas que foram usadas são alguns exemplos de pequenas atitudes que ficam mais rápidas ao serem tratadas dessa forma. Com um lugar especificado para tudo, essa parte da arrumação fica ainda mais fácil.

5. Anotar o que resta

Nada mais normal do que chegar ao final do dia e ainda ter algumas pendências. Deixá-las apenas na cabeça pode criar ansiedade e atrapalhar o seu descanso. Sendo assim, o melhor a se fazer é colocar no papel tudo que sobrou para verificar apenas na manhã seguinte.

6. Descansar

Ter uma brecha esquematizada para si mesma não é apenas um resultado esperado, mas vale ser parte da própria rotina. Muitas pessoas acham que essa parte é perda de tempo, mas é exatamente o contrário. Ao descansar, tudo flui com muito mais tranquilidade.

Mas algumas dessas dicas não gastam tempo demais? 

Bom, depende do que você acredita ser tempo demais. Às vezes, basta gastar meia hora pensando e planejando o que fazer para economizar 2 horas e aproveitar mais tarde.

Com o que você ganhou, é possível ter seus autocuidados sem pressa ou curtir ao lado de quem mais ama. Ou seja, gastar uns bons minutos com rotinas que simplificam significa ter mais momentos para aliviar e reenergizar.

– 

Descobriu novas atitudes que facilitam a sua rotina? Quer receber mais artigos sobre minimalismo, wellness e qualidade de vida? Amamos a vida simples e queremos compartilhar isso com você! Então cadastre-se na nossa newsletter e clique aqui para conhecer a loja USENATUREZA.

Compartilhe a natureza!