Will Arnett uma vez disse: “Sou feliz porque sou grato. Eu escolho ser grato. Esse agradecimento constante é o que me permite a felicidade”. Essa simples e curta frase demonstra como a atitude da gratidão nos encaminha por toda uma jornada. Por outro lado, a falta dela pode nos ser extremamente prejudicial.
O pior é que, em muitos casos, nem nos passa pela cabeça como deixar de agradecer pode causar enormes problemas. Por isso, vamos rever como essa forma de expressar e sentir o mundo pode abrir portas incríveis quando se trata de equilíbrio emocional.
Karina Valadares é planejadora financeira e empreendedora, especialista em como o bem-estar afeta não só o equilíbrio emocional, mas também o das finanças, ela conta que: ” é fácil numa sociedade de consumo ficarmos assoberbados com tantas demandas e necessidades. A falta de conexão com nossas realizações e conquistas nos cega e corremos o risco de buscar preencher os vazios do nosso ser com o ‘ter'”.
“Motivos para buscarmos mais compromissos, aquisições e trabalho não faltarão. E a sensação de estar sempre correndo e matando um leão a cada dia toma conta das nossas vidas e da nossa conta bancária”, acrescenta em seu texto.
Como contraponto a esse cenário, a empreendedora mostra como a gratidão importa: “Agradecer nos preenche. Nos lembra do quanto caminhamos até aqui e do quanto temos e recebemos todos os dias. O espaço de falta é automaticamente preenchido e reduzido por aquilo que já temos. Aí sim, estamos prontos para seguir vislumbrando coisas novas”.
Karina conclui seu raciocínio propondo o seguinte: “O convite é: agradeça ao que você construiu até aqui e ao que você recebe gratuitamente da vida todos os dias. Preencha-se de satisfação com isso e vá para o mundo em busca de seus sonhos, experiências e realizações. Nunca se esqueça de nutrir-se antes do que já existe agora, neste momento. Isso é exercitar a gratidão!”
Bom, se a falta de gratidão nos leva a um vazio que preenchemos com hábitos duvidosos, o exercício de agradecer constantemente leva exatamente para o lado contrário. Ou seja, com o agradecimento e o seu poder, reconhecemos benefícios incríveis.
Ao demonstrar mais respeito e carinho com tudo aquilo que mais nos importa, estamos criando vínculos. Essa conexão não consegue se reestabelecer enquanto estamos em um ciclo de ingratidão.
Simplesmente por pararmos para o exercício diário de refletir sobre o que devemos ser gratos, as atitudes se tornam mais racionais. Além disso, atos por impulso acabam sendo evitados quando nos rodeamos mentalmente de tudo o que nos faz bem.
O agradecer e o perdoar costumam andar de mãos dadas. Sendo assim, ao tirarmos uma lição de percalços normais do dia a dia, acabamos evitando armadilhas. Em vez de entrarmos em uma espiral de erros, acabamos usando a gratidão como um caminho para o reinício.
Ao agradecer, temos o prazer de lembrar e de desfrutar. Aproveitamos não apenas o que faz bem naquele exato segundo, mas também ao longo do tempo em que isso fica na nossa memória.
Agora que você sabe como a falta dela nos traz malefícios e o hábito de sempre agradecer tem um grande poder, é hora de ver como trazer a gratidão para o dia a dia. Com pequenos pontos e hábitos, podemos mudar a forma como nos colocamos diante do mundo:
–