Novidades assustam. Claro, em muitos casos elas nos animam e nos movem para sempre. Mas a ansiedade do novo e de tudo o que ele pode nos proporcionar de desconhecido é um sentimento absolutamente normal. Mas será que isso é o suficiente para nos impedir de ir em frente e ousar?
Em muitas vezes, quando não há essa reflexão, a tendência de boa parte das pessoas é ficar paralisada diante do que há de diferente. Porém, lidar com esse sentimento e buscar um caminho diverso é um diferencial enorme.
“Costumamos estacionar em lugares que chamamos de zona de conforto. Mas não porque a realidade destes lugares seja, de fato, agradável. Mas, sim, porque preferimos os desconfortos da realidade que conhecemos a arriscar a mudança”, explica a mestra em psicologia positiva Adriana Drulla.
A especialista exemplifica que: “Sentado, você pode desistir e concluir que o seu sonho não é para você. Ou, então, você pode decidir se preparar melhor. Isto normalmente significa se inscrever em outro curso, mais uma pós, outra dieta, aumentar as reservas, elaborar outro plano. Afinal de contas, você acredita que quando realmente estiver bem-preparado, vai conseguir superar o medo e, então, saltar.
“Nem sempre o medo que nos paralisa é coerente com os fatos. Ou seja, sentir medo não significa que o próximo passo seja ruim ou deva ser evitado”, conclui Adriana em seu artigo na revista Vida Simples.
Existem pontos positivos em encarar de frente o que você está temendo. Veja os benefícios em lidar de maneira diferente com o seu medo:
Se o medo é o obstáculo para a novidade, existem formas inteligentes e não tão difíceis de superá-lo. Veja algumas das principais.
A ansiedade de tentar algo novo é uma resposta automática do seu corpo. Então utilizar a respiração para refrear ânimos é uma grande necessidade.
Respire fundo, tanto literalmente quanto figurativamente. Você vai ver como a novidade já se torna muito menos assustadora.
Acabamos tomados pelo medo sem refletir muito. Mas quando pensamos o que há de pior por vir em uma novidade, começamos a nos planejar melhor. O pessimismo praticado de maneira sadia nos faz entender a jornada com uma visualização muito mais realista. E quando imaginamos o pior cenário, fica mais claro ver o que é mais provável de acontecer.
Ousar nem sempre precisa ser de uma hora para outra. Existe uma tendência de mergulhar de cabeça na novidade, o que causa um medo muito entendível. Porém, se colocamos o pé na água antes de entrar, é mais fácil de conceber o que esse novo universo tem a mostrar.
O fracasso e a rejeição criam um pavor quase inconcebível na nossa mente. Mas nem sempre a falta de sucesso é um caminho tão tenebroso assim. Inclusive, o insucesso costuma ser, no máximo, continuar na mesma toada do que antes.
Entender as vantagens de criar coragem e ousar faz com que a gente dê um passo adiante. Então sempre tenha em mente o que você tem a ganhar ao não deixar o medo tomar conta.
–
Se você gostou do conteúdo do blog Usenatureza, precisa conhecer mais sobre a gente em nossa loja para experimentar novas formas de vestir e viver!
Não deixe de fazer o cadastro em nossa newsletter aqui abaixo para receber nossas matérias uma vez por semana no seu e-mail.