Todo mundo já entrou em um ambiente pesado. Seja por qual motivo for, basta entrar para sentir que ele não é um lugar agradável. Existe todo um leque de possibilidades para isso, mas um deles pode ter a ver com o próprio ar que se respira ali. E, pode perceber, geralmente lugares assim estão em falta com plantas.

Para filtrar o ar, basta acrescentar um pouco de verde. Isso porque pedacinhos de natureza tão simples quanto plantas podem ser responsáveis por purificar todo o ambiente. E quem nos conta isso é ninguém mais ninguém menos que a NASA! Veja você mesma:

O que as plantas podem fazer por você 

O que não falta são especialistas que nos contam a importância das plantas domésticas. Um estudo publicado pelo Journal of Physiological Anthropology descobriu que ter plantas dentro da sua casa ou do seu escritório fazem com que você se sinta mais confortável, tranquila e em contato com a natureza.

“A qualidade do ar que respiramos é essencial para a nossa saúde, podemos tornar o ar de nossas casas mais puro e livre de componentes tóxicos de forma natural, com a utilização de Plantas que purificam o ar”, ainda acrescenta a expert em minimalismo Claudia Ganhão.

Pois é, existe uma série de benefícios de deixar o seu lar um pouco mais verde. Alguns dos principais são que as plantas, além de purificar o ar, ainda:

  • 🌿 Ajudam a relaxar
  • 🌿 Diminuem alergias
  • 🌿 Estimulam o cérebro
  • 🌿 Promovem cura
  • 🌿 Umidificam o ar naturalmente
  • 🌿 Trazem criatividade
  • 🌿 Renovam energias
  • 🌿 Ajudam na concentração

 

Quais são as plantas que purificam o ar 

Um relatório técnico da National Aeronautics and Space Administration, a NASA — essa mesmo que você está pensando! —, em conjunto com a Associated Landscape Contrators of America nos mostra quais são as plantas que ajudam a purificar o ar da sua casa. A partir da pesquisa, foi possível descobrir quais as espécies domésticas que têm a capacidade de purificar toxinas e substâncias poluentes para purificar o ar. Confira:

Samambaia

Quem já teve uma dessas não se impressiona do que ela é capaz. Extremamente adaptável para interiores, tem uma capacidade incrível de umidificar o ar. Além disso, limpa o xileno e o formaldeído.

Babosa

Também conhecida como Aloe Vera, é uma planta fácil de cuidar e que ainda produz um gel usado para curar cortes e queimaduras.

Hera

Trepadeiras se tornaram muito populares em jardins por um excelente motivo. Elas purificam substâncias como benzeno e formaldeído. Mas por conta disso, é importante ter cuidado com crianças ou animais perto das heras, afinal essas plantas podem ser tóxicas.

Espada-de-São-Jorge

A tal proteção que essa planta incrível oferece é apoiada pela ciência. Mas não é apenas contra inveja ou olho gordo que ela auxilia! Sua respiração é um filtro de substâncias como xileno, metanol, tolueno, benzeno e formaldeído, além de produzir oxigênio.

Lírio-da-paz

Quem estava sentindo falta de flores, vai ficar feliz em saber dos benefícios do lírio-da-paz. Ela é capaz de absorver todo tipo de substância volátil, até mesmo a fumaça do cigarro.

Bambu

Segundo o Feng Shui, o bambu é capaz de atrair sorte, prosperidade e dinheiro. Mas suas vantagens não param por aí. Afinal, ela é muito boa em filtrar tricloroetileno, benzeno e formaldeído.

Pesquisas sérias de organizações respeitadas, como a própria NASA, e estudos de especialistas dão um grande respaldo a conhecimentos muito antigos. Mas isso só mostra a importância de ter um pedaço do meio ambiente dentro de casa.

A gente ama a natureza e quer compartilhar isso com você. Então experimente USENATUREZA! 

E se você gostou do conteúdo, não esqueça de se inscrever na nossa newsletter.

Compartilhe a natureza!