Você já se pegou dizendo um “não” para alguém sem nem perceber? Pois é, estamos tão acostumados e acostumadas a lidar com a vida de uma certa maneira que qualquer novidade pode ser recebida com desdém. Porém, trazer um pouco mais de maleabilidade para as nossas atitudes é um dos segredos do nosso bem-estar. Ao longo do tempo, percebemos o quanto ser flexível é essencial.
Desse modo, a flexibilidade colabora para que seja mais fácil alcançar ideias criativas e também muda a forma como vemos o mundo, os outros e a nós mesmos. Ou seja, alcançar uma maior maleabilidade é essencial para compreendermos a vida. Sendo assim, compreenda mais sobre como ser flexível pode te transformar.
“Quem não tem medo de ser flexível, de mudar, de sair do que lhe é confortável, que atire a primeira pedra”, provoca a jornalista, podcaster e especialista em comportamento Bianca Oliveira.
A isso, ela explica que “flexibilizar não é afrouxar a vida, perder o controle das rédeas, e sim deixá-la maleável, fácil de ser encaixada nos contextos que vivemos. A pandemia mostrou muito isso para a gente. Quem resistiu às mudanças acabou sofrendo mais”.
Bianca Oliveira ainda traz a seguinte reflexão: “No mundo em que vivemos, sobrevive financeiramente, emocionalmente e fisicamente quem é flexível e flexibilidade não é para qualquer um. Exige treino diário, paciência e persistência. Mas os benefícios… ah, esses são incontáveis. Quem não tem medo de ser flexível, de mudar, de sair do que lhe é confortável, que atire a primeira pedra”.
“Não é e jamais será fácil. Mas é necessário para se viver uma vida que vale a pena ser vivida”, finaliza a jornalista.
Trazer a maleabilidade para os seus dias facilita que se alcance uma vida mais tranquila e prazerosa. Assim, há outros benefícios ao se tornar mais flexível. Acompanhe a seguir alguns deles e veja a importância de ser mais adaptável a sua realidade.
Ao compreender as diferentes vantagens que a flexibilidade traz para a nossas vidas, torna-se necessário entender como é possível colocar tal prática no nosso dia a dia, certo? Por isso, separamos algumas ações que podem te ajudar a conquistar uma maior maleabilidade.
Trazer a escuta para a nossa rotina nos ajuda a trabalhar tanto a flexibilidade quanto a empatia. Assim, busque praticar uma escuta plena nos momentos em que você está com alguém.
Para alcançar a flexibilidade, precisamos colocar em nossas vidas a necessidade de abrir a mente ao novo e ao diferente. Tal atitude nos mostra a variedade existente no mundo. Com isso também podemos identificar que nem sempre há um jeito certo e um jeito errado de fazer as coisas.
Não reaja negativamente e automaticamente aos estímulos do mundo. Antes de dizer um “não” para toda e qualquer proposta que fizerem a você, tente algo diferente. Absorva o que está sendo dito, veja se aquilo pode fazer sentido para você e, aí sim, responda de cabeça fria.
A vida é tranquila dentro da nossa zona de conforto e por isso devemos nos colocar para fora dela. Se force a assumir mais riscos e veja o que é possível aprender com isso.
Quem está sempre em busca de novas lições acaba, de uma maneira orgânica, sendo mais flexível. Então não exite em procurar novos aprendizados e lembre da importância que tal ação traz para o desenvolvimento do nosso cérebro.
Não é fácil querer buscar uma maior flexibilidade em um ambiente que te limita sempre aos mesmos passos. Por isso, cerque-se de pessoas e locais que busquem também a maleabilidade.
Fazer exercícios e alongamentos para aumentar a flexibilidade do seu corpo também vai trazer benefícios imensos à sua mente e consequentemente ao seu comportamento.
–
Buscamos meios para que você alcance o bem-estar e a flexibilidade em sua vida. Saiba também que amamos a natureza e queremos dividir com você! Então venha conhecer um pouquinho mais da gente em nossa loja clicando aqui.
E, se você gostou do conteúdo, não se esqueça de fazer o cadastro em nossa newsletter colocando o seu e-mail aqui embaixo.