Uma pequena mudança que pode representar muito

Você já parou para pensar o quanto tempo passamos em nosso sono? Entre 25% e 33% de um dia funcional, ativo e agradável é utilizado dormindo. Isso significa que estamos em descanso por quase um terço das nossas vidas. E, nesse tempo todo, o ideal é dormir sem meias segundo indicações especializadas. 

Pois é, como uma parte tão essencial da nossa rotina, o sono merece toda a importância. Afinal, sem ele, é impossível estar bem-disposta e produtiva. Mas a falta de meias pode ser o que faltava para tornar esse tempo mais revigorante. Hoje você vai descobrir porque dormir sem meias pode transformar a sua vida e trazer mais energia ao cotidiano.

Com a palavra, o especialista 

Uma simples mudança de hábito (tirar as meias para dormir) pode revolucionar o nosso dia a dia, e quem nos revela esse segredo do sono é o neurologista francês Alexandre Aranda, em entrevista ao portal Madame Figaro.

Segundo ele, tirar as meias para dormir significa “dilatar os vasos sanguíneos e, assim, permitir a perda de temperatura”. “Se a meia não é respirável, a temperatura não vai cair”, complementa.

Mas por que ficar sem meias é importante? 

Uma boa noite de sono envolve muitos fatores, mas um dos mais importantes é regular a temperatura corporal. A temperatura do corpo precisa diminuir entre 0,5ºC e 0,8ºC, para sinalizar que é hora do descanso. 

“Estudos mostram que para dormir melhor, é preciso até tirar os pés da cama. Isto permite-lhe baixar ou regular a sua temperatura corporal, como fazem os bebês, que muitas vezes têm um pé ou uma mão lá fora”, também nos ensina Docteur Arana.

Inclusive, ele dá uma dica bem interessante para auxiliar nessa regulação da temperatura corporal durante o sono. O conselho é calçar as meias “30 a 90 minutos antes de ir para a cama” e, depois, tirá-las para o corpo proporcionar o equilíbrio da temperatura. Isso traz mais conforto para o sono.

Há quem diga o contrário 

Com certeza você já ouviu falar de alguém que só dorme de meias. Talvez, inclusive, você mesma seja essa pessoa. Então você pode gostar de saber que estudos em grupos reduzidos também mostram efeitos positivos de dormir sem estar descalça. Um exemplo é o Journal of Physiological Anthropology, que apontou “mais qualidade do sono” para 6 jovens que participaram de estudo sobre o tema.

Vale dizer que boa parte dos fatores que apontam o uso de meia como benéfico é mais voltado ao psicológico do que ao fisiológico propriamente dito. Dormir com ou sem meias depende de uma “capacidade de cada pessoa de regular sua temperatura [corporal] e de sua sensibilidade ao frio”, explica Francisco Puertas à BBC.

– 

No fim das contas, o importante é encontrar uma boa noite de sono. Para tal, o grande segredo é a regulação da temperatura, que em geral se ajusta melhor ao tirar as meias para dormir.

Também achamos que conforto, bem-estar, conexão e autocuidado são importantes em todos os momentos das nossas vidas. Sendo assim, que tal conferir o que a USENATUREZA tem a oferecer para você? É só clicar aqui!

Se você gostou do conteúdo e quer receber nossos artigos, não esqueça de se cadastrar na nossa newsletter. Deslize a tela para baixo e coloque seu email na caixa que está logo depois do “leia também” para se cadastrar.

Compartilhe a natureza!