Um estudo interessante do Instituto Qualibest, portal especializado em pesquisas, apontou que 9 em cada 10 brasileiros têm medo de envelhecer. Pois é, um dos sentimentos mais comuns é o de que o tempo voa. Assim, esse processo contínuo e acelerado causa um incômodo geral.
Existe até um nome para quando o medo em excesso da passagem dos anos se transforma em distúrbio: é a gerontofobia. O que ninguém conta é como usar a experiência a seu favor, afinal é possível tornar tudo mais leve a cada etapa da vida que alcançamos. Venha com a USENATUREZA descobrir porque este ciclo natural não deveria te assustar.
A ansiedade e o medo do caminhar do tempo são um par de sensações muito corriqueiras. Mas isso definitivamente não significa que precisamos nos sentir assim. Pelo contrário, existem razões para usar a idade a seu favor.
“Ficar mais velho(a) pode engatilhar ansiedades sobre ficar doente ou morrer; e ter medo de morrer é a coisa mais normal possível. Mas deixe-me lembrar uma coisa: se você está vivendo bem, você está no seu auge apenas aos 40”, explica o psiquiatra americano Gail Saltz.
Há também um fator comportamental muito forte nessa relação com algo tão natural. Se o corpo maduro está no auge, há quem descuide de outro fator crucial.
“A velhice está na mente. Velha é aquela pessoa que passa o dia criticando e se importando com os outros, que não aproveitou a idade para aprender as coisas boas da vida, para tentar entender o sentido (ou a falta de sentido) de tudo e rir de bobagens”, revela a atriz e empresária Antonia Frering em artigo para a Vogue sobre o tema.
Existem 2 fatores principais que são apontados como grandes causas desse pavor coletivo: saúde e memória. Muitas pessoas acham que existe uma relação direta entre ganhar idade e perder gradativamente tudo isso. Porém, com certeza não é bem assim.
Começando com a saúde. As dores crônicas ou doenças comumente associadas à idade costumam ter mais a ver com a falta de cuidado do que à simples passagem dos anos. Além do mais, não há faixa etária para sentir mal-estar. É só ver a quantidade de jovens com dores de cabeça ou nas costas.
Já no fator da memória, a angústia é causada pelo medo da deterioração das funções cerebrais. Porém, um texto do National Institute on Aging esclarece que a “demência não é uma parte normal de envelhecer”. Além disso, a “perda de memória, apesar de comum, não é o único sinal”.
Envelhecer é uma palavra temida. Talvez porque exista uma criação de conceito de que o velho é ruim. Porém um dos principais pontos é ressignificar isso. Afinal, a idade vem acompanhada de diversos benefícios:
🎂 Mais qualidade de vida
🎂 Mais clareza de ideias
🎂 Mais possibilidades em nossas mãos
🎂 Mais produtividade
🎂 Mais estabilidade financeira
🎂 Mais pessoas que gostamos ao nosso redor
🎂 Mais tempo à disposição
🎂 Mais liberdade
🎂 Menos enxaquecas
🎂 Menos suor
🎂 Menos alergias
–
Estar em contato com a própria essência é algo que faz bem e a USENATUREZA acredita nisso. Amamos a natureza e queremos dividir isso com você, conheça um pouquinho mais da gente em nossa loja clicando aqui.
E se você gostou do conteúdo, não se esqueça de fazer o cadastro em nossa newsletter.