De todas as pinturas rupestres pré-históricas descobertas em diferentes partes do mundo, as de Chauvet-Pont-d’Arc caverna no sul da França merecem uma atenção especial.
Estas pinturas são significativas por dois motivos: em primeiro lugar, elas apresentam qualidade estética excepcional em relação a outras pinturas pré-históricas, como o uso de sombreamento, precisão anatômica, tridimensionalidade e movimento. Em segundo lugar, elas são bem antigas, possuem cerca de 30.000 a 32.000 anos.
Além das pinturas, a caverna também contém restos fossilizados, gravuras e marcações de uma variedade de animais, alguns dos quais estão agora extintas. O piso macio, semelhante a argila da caverna mantém as cópias das patas de ursos das cavernas, juntamente com depressões grandes e arredondadas, que se acredita ser os “ninhos”, onde os ursos dormiam.
Assim que a caverna foi descoberta, as autoridades francesas fecharam para os visitantes, a fim de evitar danos a caverna. Mas, foram criadas réplicas em escala real da caverna. Construída em 2015 a réplica da caverna possui paredes de concreto, onde milhares de pinturas pré-históricas foram reproduzidas. Até mesmo o cheiro, a umidade e a temperatura da caverna foram reproduzidas para deixar a réplica mais autêntica possível.