Não tem jeito, praticamente todo mundo faz isso. Comparar a nossa vida com a de outras pessoas se tornou um lugar comum. Só que quando analisamos as coisas dessa forma, estamos muito mais próximos de sentimentos extremamente dolorosos — como a inveja, a autodepreciação e a obsessão — do que imaginamos.
Por outro lado, ao focarmos os esforços no nosso próprio sucesso e na nossa própria felicidade, há uma transformação em direção a uma vida mais leve, saudável e alegre. Antes de olhar para o lado e começar a espiral de comparações, lembre-se sempre de duas coisas: 1. ninguém é perfeito e 2. você é ÚNICA.
“Quando você compara a sua vida com a de outra pessoa, é geralmente um fruto de não estar se sentindo bem consigo mesma”, explica Erica Lamberg, escritora especializada em saúde e negócios. Ela ainda acrescenta que “ao deixar de lado as comparações, você se permite focar no seu eu interior, assim como nas suas qualidades, nos seus talentos e nas suas conquistas”.
Outra visão interessante é a de Bruno de Souza, autoridade em bem-estar e minimalismo e idealizador do minimus.life: “Você vê o que os outros estão fazendo nas redes sociais, no trabalho e na televisão, e se compara desfavoravelmente com essas pessoas. Essas comparações negativas são o caminho para a infelicidade”. A isso, ele acrescenta que as “comparações são sempre injustas” e “nos privam de alegrias”.
O que não faltam são vozes de quem sabe sobre o que está falando nos avisando sobre o peso desnecessário que é ficar invejando quem está ao nosso lado. E essa confrontação incessante da nossa realidade com as outras é um sintoma disso.
Ao abandonarmos essa avaliação tão crítica que fazemos conosco ao idealizar a vida de outra pessoa e percebermos o quanto somos únicos, o resultado só pode ser um: transformação. Basta ver a quantidade de benefícios de repudiar os comparativos:
É verdade que esse excesso de olhares para o lado não é legal, mas como podemos parar de fazer isso? Bom, existem diversas técnicas que podemos aplicar para, pouco a pouco, percebermos o nosso valor sem precisar nos colocar na balança enfrentando outra pessoa. Veja algumas das melhores formas de abandonar as injustas medições que fazemos:
Parece clichê, mas é a mais pura verdade: você é única e, já por isso, incomparável. Ou seja, qualquer coisa sua que você tentar traçar paralelos com outras pessoas não é realista e também não reflete a verdade. Então nos ver com bons olhos, pensando em nossos pontos positivos é o primeiro passo.
Cada pessoa vive um contexto específico e passa por uma infinidade de variáveis para chegar onde chegou e ter o que tem. Ou seja, essas milhões de pequenas diferenças acabam fazendo com que a semelhança seja impossível, o que torna inválido qualquer comparativo.
Ao vermos que estamos fazendo tudo o que podemos dentro dos nossos limites, a medida passa a ser com o nosso próprio potencial e não mais com outras pessoas. Viver cada dia dando o nosso máximo dentro do possível traz leveza e alegria, afastando o mal da grama do vizinho ser mais verde.
Um grande mal das redes sociais é que estamos expostos o tempo inteiro a vidas perfeitas. Porém podemos ver por nós mesmos, nem sempre estamos tão bem quanto parecemos nas fotos. Assim como você, todas as pessoas gostam de postar apenas o nosso melhor ângulo. Então se comparar com o Instagram de outra pessoa acaba perdendo o sentido.
Quando nos comparamos, costumamos nos colocar para baixo escolhendo as coisas em que não somos tão bons assim para confrontar com um padrão que está acima. Essa visão negativa em conjunto com a nossa modéstia não permite ver que estamos indo bem em diversos outros pontos.
Por mais que estejamos nos sentindo mal, há outro alguém que pode estar nos colocando como um padrão a ser alcançado. Isso com certeza é algo a se refletir.
–
A USENATUREZA acredita em viver o que nos deixa mais conectados com o nosso bem-estar, sempre de uma forma sustentável e possível. Amamos a natureza e queremos dividir isso com você! Venha conhecer um pouquinho mais da gente em nossa loja clicando aqui.
E, se você gostou do conteúdo, não se esqueça de fazer o cadastro em nossa newsletter aqui embaixo.