Os mercados flutuantes, onde os produtos são vendidos em barcos, são uma atração marcante entre os países do Sudeste Asiático, como, Tailândia, Indonésia e Vietnã. Tiveram origem em um momento em que o transporte na água teve um papel importante na vida diária dos moradores desses países, por localizarem-se em ilhas ou planícies com amplos vales fluviais.
Mesmo que hoje a região esteja desenvolvida e haja estradas que ligam todas as cidades e vilas, os barcos ainda são utilizados pela comunidade como meio de transporte e comércio ao longo das vilas, especialmente pelos agricultores, cujas terras estão localizadas na beira do rio.
Além da atividade ser comum nestes países, os mercados flutuantes são grandes atrações para os turistas. O mais conhecido, é o de Damnoen Saduak, cerca de 100 km de Bangkok. Funciona como nossas feiras: as vendas começam pela manhã e terminam próximo ao meio dia.
O mercado flutuante de Amphawa, cerca de 72 km de Bangkok, não é tão grande quanto de Damnoen Saduak, mas é mais autêntico, com visitantes quase exclusivamente tailandeses.
No Vietnã, o maior mercado flutuante em Mekong Delta, é o Phung Hiep, com centenas de barcos de compra e venda de produtos.