Levou anos de planejamento e milhões de rúpias para projetar uma das primeiras cidades planejadas da Índia, mas a maior atração turística de Chandigarh não estava no plano do arquiteto franco-suíço Le Corbusier. Era o produto da imaginação criativa de cinquenta anos de trabalho de um humilde funcionário do governo chamado Nek Chand.
Nek Chand era um inspetor de estrada no Departamento de Engenharia de Chandigarh, em 1957, ano em que começou a trabalhar em seu projeto escultural secreto.
Ele trabalhava à noite porque tinha medo de ser descoberto. Durante dezoito anos, ele manteve seu local de trabalho um segredo. No momento em que foi descoberto, o jardim tinha crescido em um complexo de 12 metros com pátios interligados, cada um preenchido com centenas de esculturas de concreto feitas de cerâmica de dançarinos, músicos e animais. O Jardim de Rocha, como é chamado agora, fascina todos que a vê. Hoje ela está espalhada por uma área de 40 metros, e é totalmente construída a partir de lixo.
Em reconhecimento ao seu trabalho, Nek Chand foi premiado com o Padma Shri, a quarta mais alta condecoração civil na Índia. O jardim de rocha também apareceu em um selo de Indiana em 1983.