Uma tendência de saúde e qualidade de vida que está cada vez mais forte

Acordar se sentindo bem consigo mesma, quem não quer isso? O problema é que não é tão fácil assim. É mais fácil dito do que feito. Infelizmente, acordar com ansiedade está se tornando tão comum quanto um café pela manhã. Se você também passou por isso, precisa ler isso aqui! Hoje você vai conhecer o wellness e descobrir como colocá-lo em prática de forma simples no seu dia a dia.

Pequenos atos de autocuidado podem ser inseridos com facilidade na rotina para um conforto maior. Mesmo que sejam dez minutos para apreciar o nascer do Sol ou alguns momentos para inspirar e expirar longe de tudo. Venha entender como o wellness faz uma diferença real na sua vida e só tem benefícios.

A importância do Wellness

A estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) é a de que o Brasil lidera rankings de depressão e ansiedade. Cerca de 20 a 25% dos brasileiros passa, passou ou irá passar por um quadro de depressão. Enquanto 9,3% da população teve transtornos de ansiedade, o que representa 20 milhões de pessoas.

Diante desses dados, o que se pode perceber com facilidade é a necessidade do wellness e do autocuidado em nossas vidas, como nos mostra a especialista em wellness e professora de ioga Marina Mártims em entrevista à Forbes: “Você se alimenta melhor, dorme melhor e desenvolve uma percepção sensorial mais apurada”.

Como o Wellness nos ajuda

Mas o que é esse wellness e como ele pode nos ajudar? Antes de mais nada, uma breve explanação sobre o que se trata vem bem a calhar. “Wellness é uma condição de completo de bem-estar físico, mental e social, não apenas a ausência de doenças ou enfermidades”, segundo a definição da própria OMS.

Mas isso por si só não mostra os benefícios que o wellness proporciona. Para o Departamento de Saúde e Aconselhamento da Universidade de Davis, nos Estados Unidos, o autocuidado é essencial e vantajoso: “manter um nível otimizado de wellness é crucial para manter uma alta qualidade de vida. O wellness importa. E ele importa porque tudo o que fazemos e toda emoção que sentimos é relacionada ao nosso bem-estar”.

Além disso, o autocuidado pode ser utilizado diariamente com práticas gerais que nos trazem qualidade de vida. A própria Universidade de Davis apresenta 8 dimensões em que o wellness pode ajudar diretamente tanto no lado pessoal quanto em sociedade:

    • 🌿 Emocional
    • 🌿 Ambiental
    • 🌿 Financeiro
    • 🌿 Intelectual
    • 🌿 Ocupacional
    • 🌿 Física
    • 🌿 Social
    • 🌿 Espiritual

O Wellness no dia a dia

Muito do que se vê por aí como wellness pode ser visto com maus-olhos, mas quem mostra que há muito mais sobre autocuidado do que a superfície é o psicólogo internacional Adolph Brown em fala concedida ao Huffington Post: “as pessoas costumavam falar de autocuidado em termos de mimos”.

“Autocuidado não é massagem ou manicure, é impor limites a você mesmo”, complementa. Ou seja, o wellness pode ser também por via de pequenos presentes a si mesma, mas vai muito além disso em todos os sentidos. É entender o que faz bem, o que faz mal e estar pronta para ter o autocuidado com a saúde mental necessário para o nosso contexto atual.

“Praticar o autocuidado em 2020 também significa autopreservação”, finaliza bem a terapeuta familiar e empreendedora Beverley Andre.

Investindo no autocuidado

Como o autocuidado é muito mais do que está na superfície, o valor de promover bem-estar para a própria vida é imenso. Não há preço em estar bem consigo mesma, respeitando os próprios limites, claro. Afinal, saúde não tem preço!

O wellness não é luxo ou futilidade, é apenas o suficiente para cuidar de si mesma. “Quando tenho tempo para dar minha atenção a algo positivo, a algo criativo, é realmente gratificante”, conta a atriz Zooey Deschanel à Glamour. “Percebi que autocuidado pode ser qualquer coisa que você goste!”

estilo wellness saude bem-estar 2 usenatureza

Gostou de descobrir mais sobre o wellness e sua aplicação na rotina através de pequenas atitudes? A USENATUREZA também está sempre preocupada com a qualidade de vida e, por isso, traz tudo o que você precisa para garantir o wellness no seu dia a dia.