sakurazensen

Bem, talvez no Japão seja! A primavera chegou.

Aqui, primavera é sinônimo de resoluções de ano novo: início do ano letivo escolar, início do ano fiscal e feriado golden week (semana de ouro). E claro, flor de cerejeira (sakura no hana).

Todos parecem florescer junto com as flores: crianças, sorrisos e cores saltitantes surgem nas ruas quando a brisa traz o frescor da estação. É impossível andar pelas ruas e não se embriagar pelo rosa bebê que cobre todos os cantos da cidade: parques, casas e cemitérios (os que dormem também precisam de paz no olhar!). E também lojas, vitrines, produtos, músicas e programas televisivos.

Overdose de sakura.

Os japoneses festejam o curto período entre o desabrochar e o cair das flores com o hanami (significa ver as flores – piqueniques sob as cerejeiras). E para saber exatamente onde e quando as primeiras cerejeiras vão florir, segue-se o sakura zensen (previsão do desabrochar das flores) como descrito na imagem deste post. Os números são referentes a data de previsão do desabrochar de cada região do país.

É um ato inebriante de euforia, marcado pela simplicidade do fenônemo sazonal.  Ato também relacionado ao conceito do mono no aware (pathos da natureza) que define muito a estética visual, histórica e cultural do Japão.

Erica

Compartilhe a natureza!