Queremos sempre novidades e desafios. Por isso, nada mais natural do que dizer “sim” sem pensar duas vezes quando nos perguntam alguma coisa. Por outro lado, nem sempre é possível atender às demandas de todas as pessoas. Até por isso, o “não” pode ser um enorme alívio do excesso de bagagem do dia a dia.
Além do mais, negar alguns convites pode ser o grande segredo por trás de uma vida mais positiva. Afinal, ele representa uma possibilidade de focar no que mais importa no momento ou de evitarmos de pegar mais responsabilidades do que aguentamos. Sendo assim, venha com a gente para entender o poder da negativa para a positividade e aprenda como o NÃO te proporciona muito mais leveza.
Segundo a coach portuguesa e especialista em comportamento Cláudia Ganhão, existem 5 grandes motivos que causam uma enorme dificuldade em dizer “não”:
A isso, ela acrescenta que talvez não seja bem assim que uma negativa precisa ser vista. “infelizmente negar-nos a fazer algo é visto como uma forma de rejeição na nossa sociedade. Nós próprias sentimo-nos de alguma forma a rejeitar o outro e acabamos por ficar desconfortáveis com a nossa própria assertividade, no entanto, o segredo é saber como dizê-lo. É ser educada, ser honesta e não só saber dizer, como ouvir um não”, explica a especialista.
Cláudia ainda finaliza: “Isto significa que devemos negar-nos a tudo? Claro que não. O segredo é encontrar o equilíbrio entre as concessões que são precisas para uma boa convivência familiar, profissional e social, e aquilo que nos faz realmente felizes”.
Ou seja, com empatia, cuidado, carinho, educação e sinceridade, o “não” é uma ferramenta de positividade para a nossa vida. Ele ajuda a definir prioridades, a cumprir com o que nos propomos e a ter uma vivência muito mais agradável.
Ao dizer “não”, você:
Talvez a parte mais difícil de dar uma negativa a alguém seja descobrir como se faz isso. Claro, é impossível que exista um método definitivo, mas com algumas diretrizes de pensamento é possível dizer “não” sem ferir os sentimentos alheios. Veja como:
Apenas negar pode soar extremamente antipático para quem te pediu algo. Como se fosse má vontade ou algo do tipo. Na verdade, sempre que dizemos “não” ser possível algo a alguém existe alguma motivação por trás. Trazê-la com clareza e sinceridade é a forma mais educada de lidar com a situação. “Infelizmente não posso no momento por conta de x”, por exemplo.
Porém isso não significa que você precise dar voltas infinitas e explicações homéricas para dizer o que precisa ser dito. Quanto mais clara você for, mais a pessoa vai entender o porquê. Ou seja, se justificar demais pode ser contraprodutivo.
Às vezes, o que te impede de aceitar um convite ou um novo projeto é um obstáculo temporário. Nesse caso, sugerir uma outra data pode ser algo excelente. Dizer algo como “gostaria muito de ajudar, mas não posso agora. Podemos fazer isso na semana/no mês que vem?” é uma maneira educada de dizer “não” sem ferir o sentimento alheio.
Se você foi chamada para fazer algo, quer dizer que essa pessoa que convidou confia nas suas capacidades. Então agradecer a lembrança é essencial, mesmo depois da negativa. Por exemplo: “agradeço bastante o convite, mas não tenho disponibilidade no momento”.
Às vezes, há alguém para dizer “sim” ao que você não pode. Ter uma indicação de outra pessoa para ajudar é sempre bem educado e pode ser de bom grado em diversas ocasiões para quem chamou você. Então lembre-se disso.
–
Aumentar o nosso poder diante das situações e viver mais leve faz bem — e a gente sabe disso. Amamos a natureza e queremos dividir isso com você! Venha conhecer um pouquinho mais da gente em nossa loja clicando aqui.
E, se você gostou do conteúdo, não se esqueça de fazer o cadastro em nossa newsletter colocando o seu e-mail aqui embaixo.