Nos apegamos demais aos detalhes — e isso acontece mais vezes do que gostaríamos. Queremos a perfeição em seus mínimos pormenores e isso gera frustração, ansiedade ou uma sensação de que falta algo. Mas basta dar um ou dois passos atrás que percebemos o quanto o perfeccionismo pode ser nocivo. Há uma enorme beleza no fato de ter sido boa o suficiente.
Focamos em excesso nos pontos mais específicos que, talvez, não estejam tão incríveis quanto gostaríamos. Com isso, acabamos perdendo a oportunidade de aproveitar a harmonia do todo. Então hoje, estamos aqui para ver como a perfeição é sobrevalorizada (além de impossível), e também para enxergar o quanto aceitar isso e mudar o mindset é libertador.
Sim, ser perfeccionista demais pode ser realmente um grande defeito, ao contrário do que o clichê de entrevistas indicaria. Afinal, um nível de exigência tão alto acaba sendo um tiro pela culatra em mais ocasiões do que se imagina.
“Existe um tipo de medo muito comum nos dias de hoje. É aquele temor de não tirar a nota dez, que faz com que as pessoas fiquem excessivamente preocupadas. E é uma preocupação com qualquer compromisso, até mesmo antes de encontrar amigos e familiares. Quem caiu nessa armadilha fantasiosa do perfeccionismo, sente uma forte pressão vinda de si mesma: a autocobrança”, aponta muito bem Keila Bis, psicanalista, terapeuta floral e autora especialista em bem-estar.
Para exemplificar, Keila ainda traz o seguinte ponto: “Nas tarefas do trabalho, inclusive as mais simples, fica-se revisando, repensando, mudando mil vezes de ideia. Nada é excelente perante os olhos extremamente exigentes”.
“No final, a pessoa está exausta e confusa. Aquilo que se ama fazer torna-se desprazeroso e se torna estressante. Sem contar as coisas que se deixa de produzir devido a um avassalador medo de errar, de não fazer incrivelmente bem feito”, complementa a terapeuta sobre o perigo do perfeccionismo.
Tirar as lentes da perfeição pode te levar longe. Inúmeras vantagens e prazeres têm a chance de serem alcançados no momento em que você deixar a perfeição de lado. Venha acompanhar, então, alguns dos benefícios de buscar uma vida mais leve.
Obter uma vida mais tranquila e com paz é o desejo de muitos, não é mesmo? Isso tudo pode ser alcançado no momento em que você perceber como o perfeccionismo vem dificultando a sua conexão com o mundo. Acompanhe a seguir algumas formas para abandonar o perfeccionismo e note como é possível ver a vida de outra forma.
Se alguém elogiar o que você fez, aceite de bom grado. Não fique se cobrando pelo que poderia ter feito melhor. Desse modo, traga a compreensão de que a sua tarefa foi realizada com sucesso.
Você fez o melhor que pode com o que tinha em mãos no momento? Bom, na maioria das vezes, a resposta é sim. Quando esse é o caso, não tem porque ficar atrás de uma perfeição inalcançável.
Não existe ninguém no mundo tão exigente com você do que você mesma. Então veja como essa autocobrança acaba te ferindo tanto no emocional quanto no físico. Repense sobre o modo que você se cobra diariamente.
Todo erro é uma oportunidade de aprendizado e de evolução. Quem não comete falhas não está testando coisas novas o suficiente. Veja como o errar abre novas oportunidades que podem ser aprendidas e adicionadas ao nosso modo de ver a vida
Nada de colocar uma meta que te atrapalhe mais do que te ajude! Ao anotar uma meta na agenda, pense em como é possível realizá-la. Questione a sua meta e observe as respostas que ela irá te dar. Depois disso, veja quais são os objetivos atingíveis que não irão prejudicar a sua saúde mental.
Por fim, lembre que a perfeição não existe. Traga a sua mente que não há a necessidade de procurar por ela no dia a dia. Feche os olhos, respire e traga aos seus pensamentos que você está realizando o seu melhor e este não precisa ser perfeito.
–
Buscamos mostrar para você a possibilidade de poder obter uma vida mais leve e feliz. Além disso, queremos que você conheça o nosso amor pela natureza! Venha conhecer um pouquinho mais da gente em nossa loja clicando aqui.
E, se você gostou do conteúdo, não se esqueça de fazer o cadastro em nossa newsletter colocando o seu e-mail aqui embaixo.