I lohas

Para muitos países emergentes como a China e o próprio Brasil, “consumir” é um verbo novo no vocabulário da população; sinônimo de quantidade e de prazer pelo simples ato de comprar. Rico e pobre consomem na mesma voracidade. Mas no Japão e em muitos países desenvolvidos, o consumo há muito tempo deixou de ser aquela busca desenfreada; quase cega por uma marca ou por um produto sem rótulos.

Claro que o japonês continua consumindo e muito, mas estão cada vez mais seletivos. Além da qualidade, procuram por produtos conscientes e ecologicamente corretos.  E este consumo, deixou de ser simplesmente consumo, mas um estilo de vida. É o estilo LOHAS!  Por ironia ou destino, LOHAS nasceu nos EUA, berço do consumismo (talvez este fato tenha sido essencial para a sua criação, uma vez que todo excesso sempre se esgota por si só). E está se tornando umboom nos países como o Japão e a Cingapura.

LOHAS é abreviação do Inglês Lifestyles of Health and Sustainability (Estilo de Vida Saudável e Sustentável) e engloba diversos princípios para uma vida mais “verde” e de qualidade, que vai desde o consumo de produtos orgânicos, carros híbridos e produtos que não sejam Made in China. Este último, com exceções.  Inclui-se neste estilo também a água mineral I LOHAS (pronuncia-se irorrasu) que é eco até na sua produção, como mostra o site oficial (em Japonês).

E do meu ponto de vista, a tendência natural deste consumo seletivo é um olhar mais apurado do consumidor por produtos com um design mais aprimorado, funcional e visualmente agradável.

E você, LOHAS?

Erica

Compartilhe a natureza!