Dificilmente alguém vai te contar isso, mas quantas oportunidades você já se sentiu perdendo por conta do seu ego? Às vezes, fechamos portas ao deixarmos de aplicar algo que pode fazer parte do nosso dia a dia: a humildade. E, geralmente, a gente percebe quando a chance já passou. Por isso, a modéstia e a leveza costumam andar de mãos dadas.
Assim, o exercício da humildade precisa estar presente em nossas rotinas, desde uma situação simples até em uma mais complexa. Compreenda com a gente como colocar em prática a humildade e observe a vida leve que podemos encontrar.
“Humildade é saber reconhecer os próprios erros, defeitos ou limitações”, explica Didier Ferreira, escritor, professor e mestre em Literatura, para abrir a discussão sobre o quanto a humildade é essencial.
Em artigo publicado pela revista Vida Simples, Didier continua: “[Humildade] significa pequenez. Ter capacidade de atribuir a si sentimentos de inferioridade. O que não é necessariamente mau, quando assumimos que a submissão é também um modo de demonstrar respeito, reverência, modéstia, pelo outro. Só depois vem a pobreza”.
“E não tem mal algum se formos pobres na arrogância, no orgulho, no desrespeito. Sejamos, portanto, humildes. Somos melhores quando aceitamos jogar com os outros”, complementa muito bem.
Quando vemos deste modo, fica bem claro como a humildade tem tudo a ver com o minimalismo. Afinal, aqui o menos também é mais. E outra: ambos trabalham o nosso bem-estar de uma maneira incrível.
A cada dia que passa, você pode buscar exercitar a sua humildade consigo mesma e com o universo que a cerca. Ao realizar tal ação, diferentes benefícios irão aparecer. Acompanhe alguns deles a seguir.
A humildade não é algo que aparece de um dia para o outro, para alcançá-la, é necessário dedicação e foco. Venha aprender a como colocar ela em prática e obtenha uma nova vida.
Em muitas situações agimos por impulso, certo? Nem pensamos no que acabamos de falar e muito menos em suas consequências. Assim, antes de responder algo, reflita se é algo necessário para o momento.
A humildade anda de mãos dadas com a empatia. Por isso, traga a sua rotina uma visão e uma ação mais empática com o mundo que está ao seu redor. Apenas não esqueça que a empatia não surge do nada, é algo que precisa ser praticado também.
Sim, todos são iguais. Traga essa ideia no momento em que você está falando tanto com uma pessoa mais simples quanto com alguém com mais poder. Ninguém merece um tratamento diferente pela posição que se encontra.
Você gosta quando te tratam com rispidez, por exemplo? Provavelmente, não. Outras pessoas também não gostam. Então busque falar com as pessoas do modo como gostaria que falassem com você. Use esse momento para se colocar no lugar do outro.
Uma vida que busca o equilíbrio e a moderação consegue te levar a alcançar a humildade. Nada de menos e nada de mais. Encontre o equilíbrio em suas ações e observe como a sua rotina ficará mais leve.
Não criar barreiras de ego e ser educada não significa que você precisa aceitar tudo o que vem na sua direção. Avalie o que é positivo e negativo dentro de uma situação e aplique o equilíbrio, observando o que te trará uma maior paz de espírito.
–
Uma vida mais leve e simples é tudo o que queremos. Além disso, conexão com a natureza, com a sustentabilidade e com o bem-estar! Venha conhecer um pouquinho mais do que a gente tem para você em nossa loja clicando aqui.
E, se você gostou do conteúdo, não se esqueça de fazer o cadastro em nossa newsletter colocando o seu e-mail aqui embaixo.