Uma caminhada rápida ao ar livre repleta de benefícios e que está em alta na quarentena

Olhando para o céu, você vê um azul sem nuvens entre as folhas e o Sol brilhando, mas não sente calor graças à sombra refrescante das árvores. Assim, é possível caminhar por horas sem aquele impacto de um dia quente. Esse é o tipo de sensação gostosa que o hiking pode proporcionar.

Quem não gostaria de ter mais tempo caminhando na NATUREZA? Ainda mais quando sentimentos assim podem ser explorados durante o passeio. Hoje você vai conhecer mais sobre essa prática deliciosa, cheia de benefícios e fácil de aplicar no dia a dia que é o hiking, além de descobrir como começar imediatamente.

O que é o hiking

Uma tendência na saúde que está muito forte e promete trazer cada vez mais adeptos. O hiking é um tipo de caminhada junto à natureza é cheio de atrativos e benefícios. A Enciclopédia Britannica define o hiking como uma “caminhada na natureza como atividade de lazer”.

A The North Face, marca especializada em produtos para recreação ao ar livre também dá uma boa explicação para o termo: “O hiking é mais acessível e rápido. Para exemplificar de forma simples, ele pode ser considerado um bate e volta na trilha. O hiking não dura mais de um dia. Por isso, não é necessário carregar apetrechos de acampamento ou grandes mochilas. Este tipo de aventura é ideal para quem quer aproveitar um dia longe da cidade ou até explorar as trilhas em parques nas regiões metropolitanas”.

Sendo assim, não há maiores desafios em começar a fazer uma caminhada na natureza. Basta encontrar uma trilha perto da sua casa, de repente em um parque mesmo, e começar o seu passeio!

Porque o hiking faz bem

Como um grupo de pesquisadores do Prescott College publicou no American Journal of Lifestyle Medicine: “o efeito sinergético da atividade física e do tempo gasto na natureza fazem do hiking uma atividade ideal para melhorar a saúde e o bem-estar como um todo”.

Portanto, as vantagens do hiking são fáceis de perceber tanto a curto quanto a longo prazo. Caminhadas rápidas em trilhas têm os seguintes benefícios:

  • Aumentam os níveis de tranquilidade e felicidade
  • Desenvolvem a criatividade
  • Mantêm a mente afiada
  • Melhoram os relacionamentos

 

O hiking e a quarentena

Diante da facilidade na prática e de todos os benefícios, o hiking se tornou uma tendência na quarentena. Ainda mais por se tratar de uma atividade física ao ar livre que pode ser feita em isolamento social.

Quem conta muito bem sobre isso é Luiza Terpins, cofundadora e diretora de conteúdo da Além.com.br em fala concedida à Vogue: “As trilhas conectam viagem na natureza com exercícios físicos e saúde mental, três pontos bastante afetados durante a quarentena”.

“Além de ser um bom programa com a família e amigos, já que agora as pessoas tendem a se sentir mais seguras em lugares abertos e com espaço”, complementa.

Diferença de hiking e trekking

Muitas pessoas já podem ter ouvido o termo trekking e ficar em dúvida sobre a diferença entre ele e o hiking.

Enquanto o trekking tem a ver com desbravar caminhos desconhecidos e caminhadas que podem durar dias, o hiking é uma atividade de lazer para o dia a dia, feita em trilhas e estradas bem definidas.

Quem gosta de desafios pode dar um passo além e ir para o trekking, mas quem quer incluir um momento de conexão com o ambiente de forma simples na rotina com certeza vai gostar bem mais do hiking.

hiking usenatureza 2

Gostou de conhecer mais sobre a tendência do Hiking? Então pegue a sua bolsa, prepare sua necessaire e comece agora mesmo a explorar a NATUREZA ao seu redor!

Compartilhe a natureza!