Talvez não esteja muito distante o futuro em que a maioria dos veículos automotivos utilizarão motores não poluentes movidos a energia elétrica. Tal como agora, serão necessárias estações de serviço ao longo de toda a rede de estradas para que possam efetuar o reabastecimento, ou seja, a recarga das baterias. Mas talvez essas infra-estruturas venham a ter um aspecto bastante diferente das que conhecemos agora. Já que estamos falando de energias limpas e amigas do ambiente, porque não uma estação de serviço, com a forma de uma floresta, por exemplo? É essa a proposta do arquiteto holandês Neville Mars.
Radicado em Pequim, na China, tem desenvolvido um trabalho diversificado no domínio da arquitetura, do urbanismo e da intervenção artística sob a forma de instalações. A ecologia e as novas tecnologias têm feito sempre parte das suas preocupações e este projeto revelador.
A floresta solar é (por enquanto) um exercício conceitual que, à medida que o tempo passa, possui cada vez mais hipóteses de se tornar realidade. É composta por uma série de torres estilizadas em forma de árvores em que as folhas são, na verdade, painéis solares de células foto-voltaicas produtoras de energia elétrica. Estas torres fornecem a energia necessária para recarregar os veículos que ali estacionem, além de que produzem sombra. Núcleos como este, distribuídos estrategicamente ao longo da rede de estradas, permitirão ultrapassar uma das maiores limitações dos veículos elétricos: a autonomia.
Clique aqui para ver o video no you tube “Solar Forest Small”Publicado no Blog obviousmag.org por BJR em 30 ago 2009.