Se há um aprendizado que os anos após 2020 vem nos trazendo, é o seguinte: talvez a vida em uma grande cidade não seja tão essencial assim. Uma das grandes tendências foi que começamos a nos afastar da caótica vida nos grandes centros urbanos e estamos cada vez mais recorrendo aos ensinamentos da natureza.
Afinal, com todos os aparatos tecnológicos e com tudo o que mudou ao passarmos mais tempo em casa, ficou claro que podemos manter contatos, amizades, trabalho e tudo mais, mesmo que não estejamos no mesmo espaço físico. Por outro lado, quando se trata de qualidade de vida, há coisas que apenas o campo proporciona.
“A vida no campo pode nos despertar para diferentes sentimentos, emoções e reflexões sobre a vida. Ela nos dá uma excelente oportunidade de olhar para dentro”, contextualiza o jornalista Alessandro Fernandes em texto para a publicação Vida Simples.
Alessandro conta: “Se você vive em uma grande cidade, assim como eu, deve saber o quanto a vida é feita de correria e prazos apertados. Perdemos horas no trânsito e parece que nunca temos tempo suficiente. Bem diferente dessa realidade, as pequenas cidades e as zonas rurais são um ponto de inflexão à rotina exaustiva das metrópoles”.
“Trocar o ritmo das capitais pelo do campo pode não ser apenas uma oportunidade de trocas culturais, mas também de perceber outros modos de viver e de se perceber diante da imensidão que é o mundo e seus estímulos ao redor”, finaliza sobre o bem-estar e os aprendizados que essa transformação de vida é capaz de apresentar.
Para muitas pessoas, a ideia de uma casa no campo representa a realização de um sonho; um objetivo de vida esperado por anos ou uma recompensa pelo trabalho duro. Isso porque existem inúmeros benefícios exclusivos para a vida no interior que simplesmente não podem ser encontrados nas grandes cidades:
Viver em um ambiente rural ou no interior dá às pessoas mais chances de investir em uma vida pacífica. Com o trabalho remoto se tornando uma opção viável para mais pessoas, os futuros proprietários podem procurar casas mais distantes das cidades. Aqui estão algumas das dicas para desfrutar ao máximo os ensinamentos da natureza:
O caos urbano, ao longo dos anos, é algo exaustivo. Mas basta algum tempo longe dele para entender que o ritmo acelerado de vida não tem de ser assim. Muito pelo contrário, há uma forma muito mais tranquila de se aproveitar o dia a dia.
O senso de comunidade é muito mais forte para quem está no campo. Então conhecer e conversar com o pessoal da região, descobrindo suas histórias e se conectando com quem está ao redor, é algo essencial.
Passeios a pé pelos campos e terrenos fazem parte de aproveitar o ambiente. Ainda mais respirando o ar puro. É impossível não sentir a diferença para qualquer capital.
Com muitas possibilidades de atividades ao ar livre, fazer atividades – sejam elas pecuárias, agrárias, culinárias etc. – acaba se tornando algo engrandecedor. Afinal, o trabalho no campo costuma ser árduo, pesado para o corpo, mas faz com que a sua mente saia limpa.
As belas paisagens e os cenários agradáveis fazem parte do dia a dia de quem vive em um contato ainda mais próximo com a natureza. Poder absorver o meio-ambiente dessa forma é sempre reenergizantes.
Com um custo de vida mais ameno, é possível buscar ambientes mais amplos para aproveitar a vida. Casas grandes e com terrenos espaçosos são uma realidade para quem retorna de um certo aperto urbano para o campo.
–
Se você gostou do conteúdo do blog Usenatureza, precisa conhecer mais sobre a gente em nossa loja para experimentar novas formas de vestir e viver!
Não deixe de fazer o cadastro em nossa newsletter aqui abaixo para receber nossas matérias uma vez por semana no seu e-mail.