bentopuma

Todo japonês que se preze tem seu bento bako (caixa da marmita ou lancheira) e seu hashi (este, não se empresta para ninguém). Do pedreiro ao executivo; das crianças aos professores, todos sempre que podem, carregam seu bento(marmita) na lancheira para o almoço.

E a passeio ou a viagem, prepara-se o bento também, ou então compra-se nas estações de trem o ekiben (marmita de estação). Este costume é uma tradição de longa data que tornou-se comum a partir do período da Era Edo (1603 – 1867), quando os japoneses tomaram gosto pelas viagens e pelos passeios.  A idéia era (ainda é) unir dois prazeres: a contemplação da paisagem enquanto se saboreava o lanche.

Aqui, o cardápio básico segue com o onigiri (bolinho de arroz), picles e omelete com alguma variação de carne e legume, mas existem muitas outras opcões, cores e formatos. Não é só um hábito cultural, mas também um hábito saudável e econômico. O bento bako pode ser encontrado em diferentes materiais: madeira, metal, plástico e também um pouco mais fashion. No ano passado, a Puma desenvolveu junto com o estúdio de design Maruwakaya um bento bako (foto do post) que é coqueluche para os gulosos de plantão.

Erica.

Compartilhe a natureza!