Quem nunca sentiu, literalmente, a cabeça pesada pela quantidade de ideias que estão ali dentro? A mente comanda o corpo e, com ela cheia, é impossível não sentir os efeitos no restante inteiro. Sendo assim, um dos caminhos para tornar tudo mais leve é esvaziar o que está fazendo mal ao seu cérebro.
E é aí que entra um método cada vez mais adotado, muito simples de fazer e cheio de benefícios. Diante dos desafios e dos estresses do dia a dia, ter nas mãos uma forma de se reequilibrar é sempre uma boa ideia. Sendo assim, nada melhor do que descobrirmos mais sobre o brain dump e como ele pode te ajudar.
Para começar, nada melhor do que entendermos um pouco mais do que se trata esse método. A especialista em comportamento e produtividade Cláudia Ganhão traz uma boa definição: “O brain dump é o ato de expressar e registrar todos os pensamentos, ideias e preocupações que estão na nossa cabeça, de uma forma consciente sem qualquer tipo de julgamento”.
“Estes registros não precisam ser organizados; a ideia é efetivamente escrever à medida que o pensamento surge, sem procurar coerência ou ligações propositadas”, complementa. Cláudia ainda bem resume que “o principal objetivo é realmente esvaziar a mente”.
Ou seja, o brain dump nada mais é do que escrever o que está na sua cabeça. Assim, você externaliza o que está preenchendo os seus pensamentos, assimila melhor as informações e coloca para fora tudo o que está incomodando.
Agora que você já sabe o que é a prática, nada melhor do que entender o que ela pode proporcionar a você. Escrever regularmente tudo o que está na sua cabeça te entrega benefícios como:
Existem diversas formas de escrever e você pode se utilizar de qualquer uma delas. Pode ser em caderno, no bloco de notas do computador, no seu celular etc. O importante é escolher a mais confortável para você e seguir anotando tudo apenas naquele local.
A ideia é esvaziar o cérebro e a única forma de fazer isso é colocando tudo para fora. Nada de deixar de lado algo que está incomodando só porque pode pegar mal. Se você não escreve aquilo, a informação continua dentro do seu sistema e pode continuar a trazer sentimentos negativos.
Além do mais, é importante não se preocupar com forma ou organização. Escreva o que você está pensando da forma que vem à mente apenas com o intuito de colocar para fora. A coesão, a coerência e a organização podem ficar para um segundo momento.
Rever as informações não é uma má ideia, mas fazer de imediato pode ser nocivo. Isso porque pode dar uma vontade de editar o que você escreveu ali, o que não é real com a sua externalização. Não se preocupe com a leitura, se preocupe apenas com o movimento quase terapêutico de por no papel tudo o que está pesando na sua cabeça.
É bom saber que o brain dump nada mais é do que um mecanismo para acalmar os sentimentos, entender melhor o que incomoda e realinhar os objetivos. Assim como a meditação ou a terapia também são.
Para muitas pessoas, essa forma de externalizar o que está na cabeça por meio da escrita funciona muito bem por si só. Vai que esse é o caminho para você também. Não custa tentar.
–
Viver uma vida mais leve faz bem e a USENATUREZA acredita nisso. Amamos a natureza e queremos dividir isso com você! Venha conhecer um pouquinho mais da gente em nossa loja clicando aqui.
E, se você gostou do conteúdo, não se esqueça de fazer o cadastro em nossa newsletter logo abaixo.