A bicicleta é um excelente meio de transporte, especialmente por suas características relacionadas com a sustentabilidade: não polui e ajuda a manter a boa forma.
Por o outro lado, as embalagens PET são um grande problema para as sociedades modernas: cada garrafa leva 10.000 anos para se decompor e hoje, com a quantidade de produtos embalados, há milhões de garrafas jogadas por todo o mundo. Muzzicycles é uma empresa brasileira que uniu essas duas questões em um projeto que usa 200 embalagens de garrafas PET para produzir uma bicicleta.
Juan Muzzi, artista uruguaio foi o criador dessa iniciativa de transformar garrafas de plástico bicicletas. As garrafas de plástico começaram a ser usadas no Brasil em 1993. As embalagens PET em poucos anos tornaram-se um material altamente poluente com o grande volume de resíduos gerados e por levarem muitos anos para se decompor. Estes resíduos são alojados em rios e oceanos, e seus componentes afetam a saúde dos animais e dos seres humanos.
O projeto desenvolvido pela Muzzicycles trás grandes benefícios como a reutilização de garrafas PET; por ser ecologicamente correto; ser mais barato; não ter ferrugem, ter um design orgânico e confortável. Além disso, ser feita de misturas recicladas de resinas termoplásticas. Autossustentável, extrai menos ferro e minérios e causa menos danos a camada de ozônio.
A empresa brasileira fala desta iniciativa como o “cumprimento de uma utopia”.
Salvar