aromaterapia beneficios como pode ajudar usenatureza capa

Quem nunca passou momentos junto à natureza respirando o ar puro, pode ser perto do mar ou no campo, e voltou revigorado?

Ou quem jamais ficou com água na boca ao sentir o aroma de um café na manhã? Quem não se lembra com carinho de um cheiro que está marcado na sua memória desde a infância?

Bom, o poder do olfato está presente na nossa mente das mais diversas formas.

Os aromas agem diretamente no nosso dia a dia, nos levando a lembrar, a pensar e a ter novas sensações. E é exatamente a partir desse ponto de partida que a aromaterapia pode ter benefícios diretos na nossa vida.

A eficácia da aromaterapia

Como diversas terapias alternativas, existe muita gente que desacredita na eficiência da aromaterapia. Por outro lado especialistas e pesquisadores apontam a técnica como algo bastante benéfico.

“Pesquisas clínicas mostraram que a aromaterapia por inalação pode ter benefícios reais para pessoas com, por exemplo, ansiedade, dificuldade com foco, sintomas de depressão e cólicas menstruais”, como bem explica Sejal Shah, dermatologista e fundador da empresa SmarterSkin Dermatology em Nova York.

Para contribuir com essa ideia, existe um estudo preliminar da USP que verifica a eficácia da aromaterapia na redução de níveis de estresse e ansiedade.

Os benefícios da aromaterapia

aromaterapia beneficios como pode ajudar usenatureza 1

Com uso mais do que tradicional como técnica de cura, foi Hipócrates, pai da medicina moderna, que disse “a chave para uma boa saúde está em tomar diariamente um banho aromático e receber uma massagem perfumada”.

Claro, desde então, muito do mistério que estava por trás dos benefícios da aromaterapia foram desvendados. Algumas das contribuições diretas atribuídas ao tratamento por via de óleos essenciais são:

  • melhora na qualidade do sono
  • redução de estresse e ansiedade
  • algologia (tratamento de dores)
  • desinchação de articulações
  • tratamento de enxaquecas
  • alívio de efeitos colaterais da quimioterapia
  • auxílio na digestão
  • relaxamento de tensões ligadas ao trabalho ou à rotina
  • aumento na imunidade

Como funciona a aromaterapia

De maneira simples, a aromaterapia funciona a partir da difusão de óleos essenciais no ambiente. Mas o que são os óleos essenciais? Eles nada mais são do que extratos altamente concentrados de plantas.

“Para ter uma ideia, a casca de 75 limões sicilianos rende 1 frasco de 15 ml do óleo essencial Lemon”, como bem esclarece a engenheira química Katarina Wagner em entrevista à Vogue.

Os métodos de extração são diversos e existem mais de 300 tipos de óleos essenciais disponíveis comercialmente. Claro, é bom sempre estar atento ao que está nas prateleiras, já que existem produtos piratas que não entregam os mesmos benefícios. Então desconfie de um óleo essencial barato demais!

aromaterapia beneficios como pode ajudar usenatureza 2

Gostou de descobrir mais sobre a aromaterapia? Quer dar o primeiro passo e começar a experimentar os benefícios que ela proporciona? Então venha com a USENATUREZA e confira nossa linha de óleos essenciais clicando aqui.