Faz parte da nossa essência: sentimos falta da natureza. Muitas vezes, em nosso dia a dia, acabamos sem o contato que tanto gostaríamos com o meio ambiente que nos faz tão bem. Por isso, criar o nosso próprio espaço verde em casa é uma grande ideia. Afinal, ter um jardim residencial nos reconecta com uma parte importantíssima das nossas vidas.
Pensando exatamente nisso, temos um pequeno guia que mostra os benefícios de fazer o seu próprio jardim, além de ideias de belos projetos para você começar a bolar o seu espaço verde residencial. Gostou da ideia? Então venha com a gente para conferir:
Para começar, é muito mais simples do que parece, como bem explica a redatora especializada Aline Melo em artigo da revista Casa e Jardim: “Não é preciso muito espaço livre para criar um jardim em casa. Aproveite a metragem disponível em varandas, terraços e quintais compondo o paisagismo com vasos e diferentes folhagens”.
É possível fazer você mesma o seu jardim residencial ou contar com a ajuda de um paisagista profissional. Basta ter um certo grau de planejamento, aproveitar o tempo livre e alguns conhecimentos para ter um belo espaço verde em casa.
“Começar o seu jardim do zero pode parecer desafiador, mas analisando o espaço por alguns dias você terá uma boa noção de o que acontece lá em diferentes horários”, dá a dica Erin Cavoto, editora do Country Living, sobre o planejamento paisagístico do espaço.
Outro interessante ponto de atenção trazido por Erin na hora de planejar é o seguinte: “pense, também, nas mudanças de estação. Por exemplo, uma área que tem muita sombra no verão pode estar ensolarada na primavera. Isso vai ditar quais são as plantas que vão crescer naquela área”. Ou seja, com um pouco de análise, cuidado e atenção, é possível adaptar um espaço para se tornar o jardim residencial dos sonhos.
(Imagem: MCA/Divulgação – Casa e Jardim)
A varanda de 15 m² de um loft paulistano não foi uma dificuldade para a paisagista Bia Abreu trazer uma solução muito elegante de jardim residencial. Com um efeito acolhedor, a ideia foi trazer uma minifloresta para um local tão urbano.
(Imagem: VivaDecora/Divulgação)
Mesmo os menores espaços podem ganhar vida, cor e ar com um toque de natureza. Nesse pequeno jardim vertical em madeira projetado pela paisagista Verônica Naka ao lado de uma janela podemos ver isso muito bem. Com bastante iluminação e cuidado, o resultado se mostrou interessantíssimo.
(Imagem: VivaDecora/Divulgação)
De frente para uma janela ampla, foi possível usar a parede a seu favor para um jardim residencial simplesmente incrível, no projeto da paisagista Eliane Mesquita. É um espaço interno de entrada que alia modernidade e vida, dando um novo cômodo extremamente agradável.
(Imagem: Lufe Gomes/Editoras Globo – Casa e Jardim)
Que tal fazer de um cômodo o próprio espaço para se tornar um jardim interno? Essa foi a ideia dos arquitetos Rogério Gurgel e Regina Strumpf, com ajuda da paisagista Daniela Ruiz para o ambiente de home office no apartamento.
(Imagem: Renato Navarro/Divulgação – Casa e Jardim)
Com vasos texturizados feitos sob medida e plantas de diversas alturas, mas de toque mais suave, a ideia da paisagista Clariça Lima foi maximizar o contato com a natureza mantendo a vista para a cidade.
(Imagem: Decorfacil/Divulgação)
Neste canteiro, vemos uma opção de jardim feita em casa, com uma riqueza de opções e detalhes, mas sem perder a beleza. Aliando o estilo do canteiro de plantas a um espaço interessante, como a lateral do muro, pode ser uma boa ideia para quem quer um novo hobby.
–
Nos reconectar com o que faz parte da nossa essência, ainda mais tendo tanto impacto positivo e verde, é algo importantíssimo. Amamos a natureza e queremos dividir isso com você! Venha conhecer um pouquinho mais da gente em nossa loja clicando aqui.
E, se você gostou do conteúdo, não se esqueça de fazer o cadastro em nossa newsletter colocando o seu e-mail aqui embaixo.