Conheça movimentos espalhados pelo mundo que nos fazem acreditar em um futuro melhor.
1 – Cidade mais saudáveis
Em Nova York, a ideia é revolucionar o conceito de cidade através de medidas simples – a reforma de uma calçada ou escadaria, a criação de uma ciclovia, a melhoria na acessibilidade a parques e outras áreas públicas, o cuidado com a iluminação, uma fonte de água disponível a todos. Tudo que vá transmitir aos cidadãos uma mensagem clara: caminhe, pedale, corra, incorpore a atividade física ao seu cotidiano.
Implementar uma moeda própria em um bairro ou município pode gerar grande impacto na economia local. A moeda que só circula na comunidade favorece a pequenos comerciantes, desde a lojinha de roupas até o velho armazém. É possível ainda criar redes de descontos, gerando uma situação onde todos saem ganhando, do cliente ao vendedor. Há, por fim, o aspecto mais humano: a criação de uma rede de cooperação que estreita os laços da vizinhança.
3 – Empoderamento feminino através do esporte
É com o intuito de fazer as mulheres encontrarem prazer no esporte que o coletivo feminista Think Olga lançou o Olga Esporte Clube. As idealizadoras do projeto acreditam que estar em paz com o corpo é uma parte fundamental do processo de empoderamento feminino. Por isso promovem atividades com ícones do esporte feminino, incentivam a prática de jogos coletivos e estão prestes a lançar um aplicativo que facilita o encontro das atletas em potencial.
4 – Democratização da internet
No mundo contemporâneo, aqueles que possuem contato a vida online têm a possibilidade de informação e inserção na sociedade seriamente prejudicadas. Logo, a luta por uma internet livre de censura e disponível para todos é uma luta urgente. Felizmente, cidades de diversos países já deram passos largos para democratizar o acesso, partindo do princípio de que este é um direito básico de cada cidadão.
Salvar