Você conhece alguém que te deixa cansada? Não, não estamos falando de um instrutor fitness, de uma amiga que faça exercícios com você ou algo do tipo. Ou seja, é menos sobre uma exaustão física e muito mais sobre uma exaustão mental. Com certeza, sim, certo? Bom, pode ser que você esteja próxima de alguém que suga a sua energia e, muito provavelmente, está na hora de abandonar essa pessoa.
Existem indivíduos que, seja de propósito ou não, tornam a convivência extremamente cansativa. Ou, até mesmo, simplesmente jogam os seus ânimos para baixo em qualquer momento. E isso, infelizmente, não faz nada bem. Portanto, nada melhor do que descobrir como tirar do seu dia a dia os momentos com pessoas que fazem algo do tipo com você. Venha descobrir como.
“Muitas vezes somos obrigados a conviver com pessoas tóxicas, negativas e destrutivas, que sugam nossa energia, saúde e alegria de viver, os chamados vampiros emocionais”, expõe Mirian Goldberg, colunista da Folha, antropóloga, professora titular na UFRJ e autora do livro A Invenção de uma Bela Velhice.
E Mirian ainda alerta sobre o perigo estar muito mais perto do que você imagina: “Podem ser pessoas próximas: amigos invejosos, colegas de trabalho perversos, pais chantagistas, filhos parasitas, irmãos egoístas, vizinhos encrenqueiros etc”.
“Aprendi que os vampiros são prejudiciais para a saúde física, psicológica e espiritual. Veja se você conhece alguém como a prima de uma mulher que entrevistei: ‘Tenho uma prima que é tão vampira que fico péssima só de ficar perto dela. Quando isso acontece, eu imediatamente mudo de lugar. Ela está sempre reclamando, se queixando, falando mal dos outros. É tão negativa que contagia todo o ambiente e todas as pessoas com a sua energia ruim'”, exemplifica em texto feito para a revista a sessão wellness da revista Vogue.
Ao que complementa com um questionamento: “Por que desperdiçar meu tempo, que é o meu bem mais precioso, com quem tem prazer em destruir a minha saúde, o meu equilíbrio e a minha paz de espírito?”.
Os benefícios são visíveis rapidamente ao tirarmos pessoas tóxicas desse tipo do nosso cotidiano. Venha ver alguns dos principais:
Geralmente nem percebemos quem está nos cansando, só percebemos o nosso cansaço. Mas basta parar e refletir um pouco para descobrir o responsável por tal estado mental. Assim que encontramos, temos um foco de quem precisamos deixar sair das nossas vidas.
Encontros, conversas de corredor, visitas etc. Existem diversas ocasiões em que acabamos tendo de estar presente com uma pessoa sugadora de energia. Sempre há uma boa desculpa para ir embora e tentar evitar o fato de estar perto das pessoas tóxicas. Não tenha medo de usar cada uma delas. Além disso, pessoas se envolvem com o toque e não permitir isso, tanto se afastando durante uma conversa, quanto não se permitindo encostar, passa o recado.
Quem suga sua energia costuma adorar pedir favores ou requerer algo de você. O primeiro passo é não ter medo de ser firme ao dar uma negativa. No momento, não é fácil, pois podemos encontrar chantagens emocionais ou coisas do tipo, mas isso vai economizar tanto para você que vale a pena o risco.
Se aquela data marcada vai ser sinônimo de exaustão mental, melhor não ir. Sempre terão outras oportunidades mais tranquilas de vivenciar boas experiências.
Mirian tem uma boa experiência para compartilhar sobre o tema: “De tudo o que aprendi em mais de três décadas de pesquisas, com mais de cinco mil homens e mulheres, posso afirmar que saber ignorar ou rir desses seres desprezíveis e asquerosos é um passo importantíssimo para conquistar a felicidade e a liberdade”.
É uma dica atemporal. No whatsapp, acabamos tendo contatos virtuais em muito mais ocasiões do que gostaríamos com os sugadores de energia. Algumas vezes, isso é no privado, algo que é fácil de resolver: bloqueando eles. Se não der, silencie as notificações e não tenha a menor pressa para responder.
Já nos grupos, às vezes não queremos deixar de lado, mas a melhor escolha é se retirar dali. A bem da verdade, na maioria dos casos, você não está perdendo tanta coisa. Outra opção é, no mínimo, silenciar, arquive e marque as mensagens como lidas sem nem abrir
Às vezes, estamos falando de alguém do trabalho que vemos diariamente. Em outras, pode ser um familiar muito próximo. Mas se o nível de toxicidade é tão grande e a possibilidade de romper laços é nula, o melhor é criar um distanciamento saudável. Ou seja, passe a tratar a pessoa com mais formalidade, mantenha os encontros rápidos e estritamente necessários. Só nessa redução de momentos, já dá para ver um avanço incrível.
–
Encontrar a tranquilidade para entrar em contato com a nossa própria essência faz bem e a USENATUREZA acredita nisso. Amamos a natureza e queremos dividir isso com você! Venha conhecer um pouquinho mais da gente em nossa loja clicando aqui.
E, se você gostou do conteúdo, não se esqueça de fazer o cadastro em nossa newsletter.