Quantas vezes você já viu algo ao seu redor que precisava ser mudado? Algo que precisava de uma reviravolta? De uma verdadeira transformação… Provavelmente tantas que não consegue nem se lembrar de todas. Isso acontece na rua, no escritório, no restaurante, em casa ou qualquer tipo de ambiente.
Mas o que não passa pela nossa cabeça é que nós podemos ser os agentes da mudança. Afinal, toda transformação começa por um indivíduo. E esse indivíduo pode ser você. Quer descobrir como? Então venha com a gente.
Aluna Rox, autora, apresentadora da GNT, empresária e palestrante acredita que “a mudança maior precisa ser a do mindset individual”. “Não queira ver uma solução coletiva se a sua atitude individual não muda”, complementa. Ou seja, não é só uma questão de cada um fazer sua parte para que o coletivo prevaleça.
Pelo contrário, ao adotarmos atitudes que transformam, estamos sendo agentes ativos pela mudança que queremos. Aluna explica que “a mudança precisa começar agora, onde você estiver, não do outro lado do oceano”.
Vegana e ativista, ela exemplifica a transformação da seguinte forma em artigo da revista Vida Simples: “tem que parar de consumir animais, sim. Tem que reduzir drasticamente o consumo de plástico, sim. Tem que reaprender a viver? SIM. Porque não vivemos mais na época de nossos bisavós”.
Mas a mudança não é apenas nos nossos hábitos de consumo. O mindset individual de transformação pode se expandir para o tema que você bem entender. Ao sermos exemplos do que queremos para o mundo, ajudamos a moldá-lo.
Quando causamos impactos através das mudanças, os benefícios não apenas retornam para você mesma. Na verdade, ajudam tudo o que está ao nosso alcance. Veja algumas das coisas que vemos acontecer ao causar uma transformação, não importa de qual tamanho:
Agora que você entendeu a sua importância para moldar o mundo, nada melhor do que um pequeno guia para se transformar em uma agente da transformação. Venha descobrir passo a passo como mudar o que está te incomodando a partir das próprias atitudes.
O primeiro ato é de observação e reflexão. Pense não apenas naquilo que você acha errado, mas analise o porquê daquilo te incomodar. Se realmente esse objeto de incômodo estiver fazendo um mal real a você e a quem está ao seu redor, está na hora de começar a mudança.
Por outro ângulo, é bom reforçar que: se for apenas algo que incomoda, só que sem fazer mal a absolutamente ninguém, a melhor coisa a lidar internamente com isso.
Existe um conceito na psicologia que fala sobre a importância da menor atitude possível.
Se você quer ler, então pegue o livro na estante. Se você precisa fazer um trabalho, então ligue o computador. E assim por diante. Quer fazer exercícios? Então vá até a porta da academia. Isso vale muito bem também na transformação.
Então, em um exemplo, digamos que você percebeu que o seu prédio ou condomínio não separa os materiais recicláveis. Isso te incomoda e, em uma última escala, é um perigo para o meio-ambiente. Então que tal começar por separar os materiais recicláveis da sua casa ou do seu apartamento?
Após dar o primeiro passo e se habituar a ele a partir da menor atitude possível, é hora de começar a aumentar a escala das ações. Pense no que pode ser feito para abrir o leque de opções.
Usando o exemplo anterior, da separação do lixo. Em seguida, é possível escalar a ação de diversas formas, que vão desde colocar lixeiras separadas no andar até buscar alternativas saudáveis para a coleta de lixo que vai até a sua casa. Mas tudo começa pela menor atitude, que é você mesma fazer a separação.
Na hora de escalar, é importante não estar sozinha(o). Ou seja, conversar com quem está em volta dá força à ação. Então não deixe de conscientizar pouco a pouco outras pessoas. Explique não só os motivos do que se está fazendo, mas também como é fácil fazer parte da transformação.
Muitas vezes, ao começar a realizar a mudança, nos sentimos sem o amparo necessário. Só que muitos decretos, muitas portarias e, até mesmo, muitas leis já existentes podem nos ajudar em nossos objetivos. Então, vale se informar e pesquisar.
Uma possibilidade é dar um passo além e criar ou se juntar a um grupo de pessoas que pensem como você. Afinal, a indignação de um pode ser a frustração de muitos outros.
–
Venha conhecer um pouco mais da gente em nossa loja clicando aqui, experimentando novas formas de vestir e viver.
Se você gostou do conteúdo do conteúdo do blog Usenatureza, não deixe de fazer o cadastro em nossa newsletter aqui abaixo e receba nossas matérias uma vez por semana em sua caixa de e-mail.