No centro do continente sul-americano, ao sul da bacia amazônica e leste dos Andes, encontra-se um imenso delta do rio litoral chamado Pantanal. Principalmente no Oeste do Brasil, estendendo-se em partes da Bolívia e do Paraguai que abrange um número estimado de 140 mil a 195 mil quilômetros quadrados.

As inundações anuais entre os meses de novembro e março, alimentados por chuvas tropicais, transformam o Pantanal em maior ecossistema úmido de água doce do mundo, a metade do tamanho da França. Esta inundação sazonal nutre o Pantanal, a reposição de nutrientes do solo, e proporcionando uma terra de alimentação e enorme riqueza para a vida selvagem.

Com uma variedade de sub-regiões ecológicas, centenas de espécies de vida aquática, aves e outros animais encontram nessa região. Pantanal é uma das principais atrações turísticas do Brasil.

Com as atividades humanas, incluindo a pesca comercial, agricultura, a criação de gado, e a poluição causada por estas práticas, o Pantanal é considerado um fator de risco que exige cada vez mais cuidado e preservação.

Sem Título-1

Sem Título-2

Sem Título-3

Compartilhe a natureza!