Na região sul da Itália, uma cidade antiga chamada Matera é conhecida por suas “casas caverna” chamadas de “sassi”. As sassis foram esculpidas nas falésias de uma rocha onde antes era um grande rio, mas hoje é apenas um pequeno riacho. Estas cavernas estão entre os primeiros assentamentos humanos da Itália que datam da era Paleolítica, cerca de 9.000 anos atrás, mas só no ano de 1950, foi quando as cavernas começaram a ser habitadas.
Ao longo do tempo novas cavernas foram escavadas para acomodar a população crescente. Algumas das casas mais antigas parecem com cabanas de pedra. À medida que a cidade se desenvolveu, ela foi se tornando um verdadeiro emaranhado de ruas estreitas.
Após a Segunda Guerra Mundial, o governo tentou mover os moradores das cavernas para habitações modernas, mas muitas pessoas estavam relutantes em sair de lá. Mesmo contra a vontade dos moradores o governo acabou mudando todos eles para a nova cidade construída no topo do penhasco.
Em 1993, a UNESCO declarou Sassi de Matera patrimônio mundial, trazendo uma onda de turistas curiosos para o local. Desde então, muitas das cavernas nas ruínas de Matera foram restauradas e transformadas em casas confortáveis, hotéis e restaurantes elegantes.