Se você tem algum destes hábitos, é melhor parar o quanto antes!
Pode ter algo sugando boa parte das alegrias do seu dia a dia. E o pior, você simplesmente não consegue perceber o que é. Existem certas rotinas que estão tão entranhadas na nossa vida que as vemos como extremamente normais. Mas, infelizmente, elas acabam nos deixando doentes, ao afetar diretamente a nossa saúde mental.
Por conta disso, é importante que vejamos com atenção as ações que fazemos ao longo do dia, observando como elas atrapalham o nosso bem-estar. Compreenda mais a seguir como podemos encontrar na nossa rotina atitudes que nos impossibilitam de crescer e quais são os hábitos que precisamos abandonar pelo bem da nossa saúde mental.
“Será que tens a consciência de quanto os hábitos negativos prejudicam a tua saúde mental?”, questiona a especialista portuguesa em minimalismo e produtividade, Cláudia Ganhão.
Ela ainda relata sobre o seu caso pessoal ao ver como certas rotinas nos prejudicam psicologicamente: “É curioso, mas eu própria me surpreendi quando comecei a pesquisar mais sobre a forma como os nossos hábitos diários impactavam a nossa saúde mental. Todos nós, de uma forma natural, percebemos este impacto à nossa saúde física”.
Por outro lado, é muito comum ignorarmos que algumas atitudes diárias nos trazem outros impactos. Cláudia ainda exemplifica: “Sabemos que ter uma dieta desequilibrada pode ser o motivo do aparecimento de uma doença cardíaca, mas nem sequer pensamos no impacto que pode ter na nossa saúde mental”.
A partir do momento em que você olha para a sua saúde mental e nota que ela necessita de cuidados especiais, pode ter certeza de que a sua vida começa a mudar para melhor.
O caminho não é fácil, claro, mas é possível acompanhar grandes vantagens ao ter cuidados com a sua saúde mental. Então venha ver alguns deles com a gente.
Para alcançar a tão famosa saúde mental, é necessário deixar de lado algumas ações que só nos atrapalham. Observe alguns dos hábitos que devemos abandonar pelo bem da nossa saúde mental e comece a tirá-los de sua vida.
Quem nunca procrastinou, não é mesmo? A evitação na hora de ter que realizar alguma atividade pode bater na porta a qualquer momento, mas precisamos olhar para essa ação com cautela. O ato de procrastinar é uma evitação da dor e do desconforto, só que ao mesmo tempo traz malefícios para a nossa saúde mental e por isso é necessário lutar por uma autodisciplina.
Sim, a má postura também pode atrapalhar a nossa saúde mental. Então observe o modo como você senta e anda, por exemplo, pois a sua postura poderá indicar o que precisa ser melhorado. Note como uma boa colocação do seu corpo ajuda a melhorar tanto o físico quanto o mental.
Respirar um ar puro e estar em contato com o verde faz toda a diferença na nossa vida. Caso contrário, a nossa saúde mental acaba sendo afetada, já que muitas vezes acabamos nos focando no trabalho, no barulho da cidade… Além do mais, colocar o pé na grama, colabora para que a gente se conecte com nós mesmos.
As tecnologias precisam ser compreendidas como um auxílio no dia a dia e não como algo que nos faça depender de aparelhos, internet, etc. Ao estar constantemente presa às notificações colabora para que a ansiedade apareça. Sem esquecer também que as redes sociais atuam como uma gratificação imediata, sendo que ao longo do tempo isso pode gerar problemas até na forma como você se vê.
Com a pandemia, acabamos nos voltando mais ao nosso lar, e com razão. Isso colaborou para que os nossos hábitos começassem a mudar. Em meio a tais alterações, o aumento de casos de depressão e de ansiedade saltaram aos nossos olhos. A falta de vitamina D e de luz solar contribuiu para o crescimento de sentimentos mais deprimidos. Assim, buscar dar uma volta, caminhar um pouco pela cidade, irá trazer benefícios para a sua saúde mental.
Não é nenhum segredo que o nosso corpo necessita se movimentar. A própria atividade física colabora para a liberação de hormônios referentes ao bem-estar, melhorando a disposição. Além do mais, não se mexer facilita o aparecimento da depressão. Então é interessante achar uma atividade que nos agrade para assim manter o nosso cérebro feliz.
Várias noites mal dormidas prejudicam não só o físico, mas o mental também sofre com essa atitude. É importante lembrar que é à noite que o corpo se encontra preparado para regenerar e descansar. Assim, a falta disso ocasiona dificuldade ao se concentrar, além de gerar irritabilidade. Por isso, busque formas para relaxar e alcançar uma boa noite de sono.
–
Buscamos mostrar para você a possibilidade de poder obter uma vida mais leve e feliz. Além disso, queremos que você veja o nosso amor pela natureza! Venha conhecer um pouquinho mais da gente em nossa loja clicando aqui.
E, se você gostou do conteúdo, não se esqueça de fazer o cadastro em nossa newsletter colocando o seu e-mail aqui embaixo.