Certamente você já muitas vezes se perguntou por que seus aparelhos não duram tanto quanto antes. Você também deve ter notado que nos últimos anos, quando os aparelhos elétricos quebram, os custos de reparação são mais caros do que comprar um novo.
Não é por acaso que isso acontece. Objetos eletrônicos têm uma data de validade, o fim da vida que está agendada com antecedência pelos fabricantes. Este é um fenômeno conhecido como “obsolescência programada”.
Tudo isso, é claro, prejudica muito o nosso planeta. Este fenômeno traz sobre um problema muito grave para o meio ambiente como todos esses itens em desuso gerando assim toneladas de sucatas eletrônicas por ano. De acordo com a ONU, estima-se que são produzidos a cada ano em todo o mundo mais de 50 toneladas de lixo eletrônico.
Embora não possamos evitar usar aparelhos eletrônicos o que podemos fazer é evitar a tentação do mercado e consumir apenas o necessário, evitando o supérfluo.
Tente usar o seu aparelho eletrônico até o final da sua vida útil e caso já não sirva mais para você não jogue-o fora como muitas vezes acontece, tente trocar com algum conhecido ou faça uma doação, mas se a única solução for o descarte procure por um local especializado.