Há 30 anos atrás a jornalista norte-americana Victoria Lautman, viajou pela primeira vez para índia e se encantou com a beleza das edificações, enormes templos subterrâneos, construídos para a captação e o armazenamento de água em regiões onde o clima é seco na maior parte do ano, os chamados ”stepwells” ou “vãos de escada”. São uma categoria inteira da arquitetura  que tem lentamente se desintegrado e pouquíssimas pessoas chegaram a conhecer.

arquitetura-que-esta-desaparecendo-na-india-victoria-blog-usenatureza

arquitetura-que-esta-desaparecendonaindia-blog-usenatureza

Inspirada por documentar os vãos antes que eles desapareçam, Lautman tem viajado para a Índia várias vezes nos últimos anos e atualmente busca uma editora para ajudar para publicas suas fotos. Embora existam mais de 120, a jornalista revela que eles nunca são idênticos “No entanto, não existem dois exemplares idênticos. Cada um tem caráter único, influenciado pela região em que foi construído. Os templos hindus subterrâneos, por exemplo, são repletos de esculturas de divindades femininas”.

arquitetura-que-esta-desaparecendo-na-india-blog-usenaturezaarquitetura-que-esta-desaparecendo-na-india-stepwells-blog-usenatureza