O Lago Titicaca está localizado na fronteira do Peru com a Bolívia, fica a cerca de 3.811 metros acima do nível do mar e tornando-se o maior lago comercialmente navegável do mundo. Em volume de água, também é o maior lago da América do Sul.

as-incriveis-ilhas-flutuantes-do-lago-titicaca-peru-bolivia-blog-usenaturezaNo Lago existe uma população chamada de Uros que vivem em ilhas artificiais feitas de junco flutuantes, também conhecido como totora. Estas ilhas tornaram-se uma grande atração turística para o Peru. O objetivo da criação dessas ilhas ao longo do Lago Titicaca foi defensiva. Se uma ameaça surgisse eles poderiam se mover para longe.

as-incriveis-ilhas-flutuantes-do-lago-titicaca-bolivia-blog-usenatureza as-incriveis-ilhas-flutuantes-do-lago-titicaca-america-do-sul-blog-usenaturezaGrande parte da dieta e da medicina do Uros gira em torno da totora. Quando o junco é puxado, o fundo branco é usado como alimento. Para amenizar a dor, o junco é enrolado em torno do lugar que dói até a dor ser absorvida.

as-incriveis-ilhas-flutuantes-do-lago-titicaca-blog-usenaturezaAs ilhas flutuantes estão protegidas dentro da Baía de Puno e são o lar de mais de 2000 Uros. Eles vivem da pesca, tecelagem e do turismo. Eles também produzem barracas de artesanato destinadas aos numerosos turistas que desembarcam em suas ilhas a cada ano.

Salvar