O gengibre é conhecido por seu aroma forte e sabor picante.

O componente que lhe dá o sabor picante é o gingerol, que é também um anti-oxidante, analgésica, antiinflamatória, antialérgica, antiemético, antipirética e hipotensor. Em resumo o gengibre  é uma fonte de antioxidantes, fibras e outros nutrientes.

gengibre-e-seus-beneficios-para-nossa-vida-saude-blog-usenatureza

Entre as suas propriedades, o gengibre ajuda a melhorar a digestão, a manter a flora intestinal em bom estado, fortalece o sistema imunológico, aumenta o metabolismo, reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e reduz a gordura corporal. Além disso, aumenta a sensação de saciedade e ajuda a limpar o corpo, removendo líquidos retidos e toxinas.

Em um mês de consumo diário (seja por infusão ou como preferir), pode ser observado os benefícios, como: desintoxicação gradual do corpo, aumento da energia e uma diminuição do risco de contrair doenças como a gripe.

O gengibre pode ser usado para tratar os seguintes sintomas e doenças:

Excesso de peso: Consumido com freqüência em qualquer forma, o gengibre é um grande aliado para perder peso.

Dor de garganta e congestão: Você pode aliviar os sintomas imediatamente com um pouco de chá. É também um excelente aliado para aliviar a sinusite.

Dores musculares: O gengibre é um excelente analgésico e pode ajudar a evitar ou eliminar a dor provocada pelo exercício.

Indigestão: Ingerir um pouco de gengibre fresco cinco minutos antes das refeições, faz com que os sucos gástricos sejam ativados facilitando a digestão.

Náuseas: Comer um pouco da raiz com uma colher de mel pode ajudar a aliviar as náuseas.

Gás e flatulência:  Mastigar a raiz por 5 minutos pode ajudar nesses casos.

gengibre-e-seus-beneficios-para-nossa-vida-blog-usenaturezaA má circulação: O consumo diário de infusão de gengibre melhora a circulação.

Enxaqueca: É recomendado beber o chá quando os sintomas aparecem.

O envelhecimento prematuro:  A grande quantidade de antioxidantes no gengibre contribui que você tenha um envelhecimento mais tardio.

Stress:  A infusão de gengibre ajuda a relaxar.

gengibre-e-seus-beneficios-para-nossa-vida-chá-blog-usenatureza